Capa cartilha água

Projeto de pesquisa da UFG cria cartilha infantil sobre a água

Em 14/04/21 12:14. Atualizada em 14/04/21 12:36.

Material didático visa participação das crianças no concurso de redação e desenho “Um mar de cartas para a humanidade”

Carolina Melo

cartilha água

Parte do projeto de pesquisa e extensão vinculado aos Planos de Bacias dos Afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás (PBAP-GO), a cartilha “Água: patrimônio da Humanidade” pretende auxiliar as escolas públicas e particulares a abordar a temática dos recursos hídricos aos alunos de seis a 12 anos do ensino fundamental. Concebida pela professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG, Laís Rodrigues Campos, a cartilha foi construída em linguagem acessível e lúdica e traz reflexões sobre a conservação dos recursos e informações sobre a distribuição da água no planeta e no corpo humano, sobre os estados e ciclos da água, os elementos das bacias hidrográficas e os rios de Goiás.

O material educativo é direcionado aos educadores e educadoras, enquanto suporte pedagógico sobre a temática da água. “O conteúdo está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, enquanto o livro didático traz o conteúdo mais geral, a cartilha trabalha a temática a partir de um recorte específico, mais regional, do contexto hídrico do Estado de Goiás. Portanto, o material traz uma proposta mais relacionada ao cotidiano e ao lugar do aluno”, afirma professora Laís.

Fruto das estratégias de mobilização social e educação ambiental da Equipe de Comunicação da PBAP-GO, a cartilha está sendo amplamente divulgada para as escolas municipais e estaduais, em parceria com as respectivas secretarias de Educação. A ideia é que o material didático seja utilizado em sala de aula e também sirva de estímulo para a participação das crianças no concurso “Um mar de cartas para a humanidade”, que está com inscrições abertas até dia 20 de maio.

“Queremos que a cartilha dê suporte à criação das cartas e desenhos do concurso. A ideia é trabalhar a conscientização do uso racional e afetivo da água pela ótica das crianças, pois consideramos que elas são vetores de conscientização. Elas levam as informações para suas famílias e têm o poder de transformar a realidade”, afirma a professora da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC) e coordenadora da Equipe de Comunicação, Lutiana Casaroli. Os 50 melhores trabalhos inscritos no concurso vão compor a publicação de um livro impresso. E os três melhores terão os seus desenhos bordados pelo artista Gabriel Clemente, responsável por bordar também a capa da Cartilha. “Trabalhamos com a questão das linhas de afeto que nos conectam, linhas do destino, presente também na poética de Paulo Freire”, afirma Lutiana.

PBAP-GO

Os Planos de Bacias dos Afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás (PBAP-GO) são resultados de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A equipe técnica da Universidade, por meio de um projeto de pesquisa vinculado à Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), vem produzindo os Planos de Ações dos recursos hídricos para as bacias afluentes do Rio Paranaíba em Goiás. Os documentos produzidos serão utilizados como norteadores pelo Estado aos municípios, que até o final do ano terão que entregar os planos de gestão dos sistemas hídricos municipais, obedecendo a lei n. 9.433, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Acesse aqui a cartilha “Água: patrimônio da Humanidade”

Para participar do concurso, acesse o edital

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Humanidades Cepae Fic