pizza

Startup graduada na UFG pesquisou pizza sem glúten

Em 06/07/21 14:02. Atualizada em 06/07/21 14:03.

Mais leve e delicada , é uma alternativa para quem adora o prato, mas possui restrição alimentar

Ednamar Dias

Foi pela paixão em desbravar os caminhos da pizza e de servir a quem possui restrições alimentares, que nasceu o Breadys: startup formada pela empreendedora Elza Mendonça e filhos e incubada pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI-UFG). A ideia era produzir massas mais leves, sem dispensar as inúmeras possibilidades de recheios. Desde então, surgiram massas preparadas com polvilho e inhame, leves, delicadas e crocantes. Recheadas com croutons de queijo parmesão ou provolone; com queijo coalho e bacon. E, para quem gosta de recheios naturais, ricota, espinafre e abobrinha. O cardápio é composto por 25 tipos diferentes de recheios.

pizza

Elza trabalhou por mais de 30 anos no setor moveleiro. O segundo tempo começou após seus 50 de idade, com um curso básico de empreendedorismo, oferecido pelo CEI UFG  no início de 2019. Depois do curso, Elza decidiu em conjunto com os filhos criar a startup Breadys, e estabeleceu um vínculo mais duradouro com o CEI, por meio dos programas de pré-incubação, incubação, que oferecem mentorias, treinamentos e cursos.

Durante a pandemia, os empreendedores tiveram que se reinventar e criar novas preparações. Assim, o Breadys passou a oferecer também a massa fechada em forma de sanduíche, com recheios doces, como brigadeiro belga, e salgados, como mortadela bologna, alho, rúcula e outras opções. Outra novidade criada durante o distanciamento foi a empada, com recheios, como ricota, bacon e shitake.
pizza
O Breadys também decidiu trilhar novos caminhos em busca de parceiros comerciais, que vão desde os mercados, empórios e pessoas que querem empreender dentro de casa. A startup concluiu que o produto precisa estar ao alcance de todos, sejam celíacos e pessoas que buscam uma dieta livre de glúten e mais leve. E uma boa rede de parceiros foi a melhor forma de alcançar este mercado. Em 2021, o Breadys pretende aumentar a sua capacidade produtiva e criar a linha de produtos sem lactose para atender mais uma fatia do mercado que, por vezes, encontra poucas opções de alimentação.
Dia da Pizza
Aqui, o dia pizza é comemorado em 10 de julho. As pizzarias fazem promoções para estimular os paladares dispostos a se entregar aos sabores da massa. O dia foi instituído pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho em 1985, época em que um desafio escolheu as 10 melhores receitas de muçarela e margherita. A data virou tradição.

Categorias: CEI UFG Institucional