Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 19/07/21 12:58. Atualizada em 09/08/21 15:49.

Passo a passo como transcrever vídeos, videoaulas, áudios sem precisar digitar

Fernanda Cunha*

Já pensou você professor, professora, nós professores, professoras bem como a diversidade de profissionais que, em tempo de pandemia, e por isto em tempo da vida pela internet, com tantos vídeos, videoaulas, áudios, lives etc., enfim um quantitativo significativo de material audiovisual à disposição, que ao torna-los textos o quanto pode ajudar, não é mesmo?

Mas como podemos tornar estes conteúdos audiovisuais em textos de modo simples e eficaz sem termos que lançar mão de transcrição pela artesania digital: ali, ouvindo e transcrevendo digitalmente letra a letra, palavra a palavra, sentença a sentença?

Quem já teve esta experiência sabe que ficar debruçada/debruçado neste tipo de tarefa é algo enfadonho, que toma tempo e muitas vezes improdutivo para aquela necessidade imediata do uso de um determinado conteúdo.

Então vamos lá para a demonstração, que apresento neste vídeo, o passo a passo de como é possível de maneira extremamente simples e eficaz transcrever seus conteúdos sonoros, audiovisuais, de forma automatizada. Isto mesmo, sem aquele complicador enfadonho de ter que ir digitando o que se está ouvindo.

Certamente, agora você poderá disponibilizar de modo quase que imediato a produção de conteúdos de vídeos, áudios quase que instantaneamente.

Quantas aulas gravadas, não é mesmo? Já pensou em organizá-las textualmente e as transformar em uma publicação? Em artigo?  Em e-Book? Ou ainda, desenvolver um site pedagógico, em que neste site/blog você pode alimentá-lo através da sua cartografia docente? Que ativo educacional bacana para ajudar infinidade de pessoas – alunos e alunas pela internet, não é mesmo?

Faço convite para você assistir o conteúdo na íntegra deste vídeo e experienciar a transcrição de algum vídeo, videoaula, áudio sem precisar digitar. Garanto que você vai se surpreender e as ideias vão brotar.

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca  e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site portalinterneteduca.com

Neste site se pode acessar diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books,  posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG

Fonte: Secom-UFG