Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Internacionalização

Pós-graduação da UFG avança no processo de internacionalização

Em 13/08/21 09:29. Atualizada em 13/08/21 15:23.

Esforços começaram nos anos 1980 e se intensificaram nos últimos anos

A UFG está construindo  um Plano  de Internacionalização Institucional, que deverá ser finalizado até o final deste ano, resultado de diversas análises, experiências e parcerias com programas internacionais ao longo de sua história. O principal objetivo desse projeto é consolidar redes interculturais e globais de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito da pós-graduação, diversas ações vêm promovendo interação entre cientistas da UFG e pesquisadores ao redor do mundo.

“A Ciência enriquece com a diversidade. A formação de mestres e doutores para atuação em um mundo cada vez mais conectado e multicultural precisa se dar em um ambiente no qual o conhecimento acadêmico é construído com participação ativa de todos os povos e culturas”, explica o pró-reitor de pós-graduação Laerte Ferreira.

Para tanto, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG (PRPG) criou a Assessoria de Ações de Internacionalização da Pós-graduação, coordenada pelo professor Paulo Ghedini (ICB). Em sinergia com a Secretaria de Relações Internacionais da UFG, a assessoria específica da PRPG orienta os programas de pós-graduação a executarem estratégias que vão ao encontro da Internacionalização Institucional.

Internacionalização

Entre as ações que já vêm sendo realizadas,  estão a distribuição de conteúdo multilíngue sobre as oportunidades da instituição, a oferta de disciplinas em línguas estrangeiras e a ampliação das redes de intercâmbio, com envio e recepção de alunos e professores visitantes.

O processo de internacionalização da UFG também recebe orientação do ACE Laboratory, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Americano de Educação (ACE) e a Comissão Fulbright, projeto do qual a UFG participa desde 2019.

Intercâmbio  

Em 2021, 26 pesquisadores da UFG foram selecionados no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Ainda este ano, os programas para capacitação em nível de pós-graduação - FARA, do Fórum para Pesquisa Agropecuária na África (Fara) e Fundo Fiduciário de Educação Terciária (Tetfund) da Nigéria, ; ProAfri e PAEC/OEA, ambos do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), aprovaram 25 estudantes estrangeiros para ingressarem na pós-graduação da UFG. A maioria dos novos alunos vêm da Nigéria, Moçambique e Colômbia.

Além disso, a UFG possui cerca de 100 acordos vigentes com universidades da África, América, Ásia, Europa e Oceania. Entre as cooperações de destaque estão: Brasil-Colômbia (BRACOL), Programas CAPES-Brafitec e CAPES-Brafagri, Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e Associação de Universidades do Grupo Montevideo  (AUGM).

Luisa Fernanda Liévano é colombiana e, em 2018, ingressou no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UFG. Apesar das dificuldades iniciais em reconhecer o espaço de Goiânia, ela conta que teve uma adaptação tranquila na universidade. ”Fui muito bem recebida. Meus colegas me acolheram e têm sido uma experiência de vários aprendizados”. Por causa da pandemia, Luisa voltou para a Colômbia e participa das pesquisas online. Ela planeja retornar presencialmente para a UFG assim que possível.

A situação de Luisa revela também o atual impacto tecnológico no processo de internacionalização. “A internacionalização vai muito além da mobilidade física. O momento em que estamos vivendo deixou um legado de interação remota para o pós-pandemia”, destaca Laerte Ferreira.

Nos últimos meses, o trabalho remoto possibilitou que bancas de defesa de mestrado e doutorado recebessem convidados internacionais e que disciplinas fossem ministradas por professores de outros países na UFG. A expectativa do pró-reitor de pós-graduação é que o edital PROPESSOAS/PRPG 06/2021, para convocação de professores visitantes, atraia ainda mais docentes internacionais para os PPGs.

Comunicação e linguística

A inserção internacional da UFG vem refletindo também na sua produção científica. A universidade publicou 1095 artigos em parcerias com instituições estrangeiras de 110 países no ano de 2019. Uma vez que a maior parte das publicações científicas é realizada em língua inglesa, é fundamental que o pesquisador tenha fluência no idioma e contato com disciplinas ministradas em inglês.

Atualmente, 20 disciplinas de PPGs já são conduzidas em Inglês na UFG. A tendência é que esse número aumente por meio da capacitação de professores. Recentemente, 7 docentes da pós-graduação foram selecionados para o EMI Global Online - English as a Medium of Instruction Course, da Universidade de Ohio (EUA), que capacita professores de diversos países a lecionarem em Inglês. A oferta de cursos na língua franca da ciência internacional é uma demanda crescente nas universidades globalizadas.

“Já realizei palestras em outras línguas, mas nunca disciplinas. Espero aprender e trazer sugestões para meus colegas aplicarem em sala de aula. Minhas expectativas estão altas. Quero começar a ministrar disciplinas em Inglês e ganhar mais experiência nesse aspecto”, conta Carlos Eduardo Henning, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), aprovado no EMI.

Em relação à fluência dos pós-graduandos, a PRPG organizou um preparatório para o TOEFL, exame de proficiência em língua inglesa requerido para ingresso na maioria das universidades estrangeiras. Além disso, o Programa UFG Doutoral, em parceria com o projeto Regional English Language Office (Relo), da Embaixada dos Estados Unidos, promoverá o curso Academic Writing for Research, Grant Writing and Publication, ministrado pela professora americana  Dra. Darlene Wiggins Dockery, da Universidade William e Mary.

Darlene Dockery é especialista em desenvolvimento profissional de professores e pesquisadores e, no segundo semestre letivo de 2021, atuará na UFG como professora visitante. A vinda da professora decorre do Programa VELF (Virtual English Language Fellow), cujo lançamento ocorre na terça-feira (18), em live especial com integrantes da Embaixada dos EUA. A live será transmitida pelo canal UFG Oficial, no YouTube.

Guia de Internacionalização

Durante o evento, a PRPG lançará o novo Guia de Internacionalização da Pós-Graduação da UFG, um catálogo que visa divulgar as oportunidades stricto e lato sensu da UFG no cenário internacional.  O material contém informações sobre cada PPG, explica o funcionamento da universidade, as cooperações internacionais, os processos seletivos e também traz informações de interesse, para estrangeiros, sobre como é a vida no Estado de Goiás.

"Por meio do guia  podemos apresentar a UFG em congressos, simpósios e outros eventos internacionais. Ao ampliar a divulgação da nossa universidade atraímos ainda mais alunos estrangeiros", destaca Paulo César Ghedini, assessor de Ações de Internacionalização da Pós-graduação. O professor ainda lembra que todos os sites da UFG possuem tradução para Francês, Mandarim, Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano.

Paulo Ghedini reforça que a consolidação da internacionalização é um processo com demandas a curto, médio e longo prazo, o que exige a participação e empenho de toda a comunidade universitária. “A internacionalização é uma realidade que veio para ficar. Observo saltos enormes e um crescimento muito rápido das ações de internacionalização na UFG. A expectativa é que a gente continue aprendendo, discutindo e trabalhando de forma colaborativa para que esse processo esteja cada vez mais completo”.

 

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Institucional PRPG