Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Goiás patrimônio

Série de eventos marca 20 anos de reconhecimento de Goiás como patrimônio mundial

Em 03/09/21 14:14. Atualizada em 03/09/21 14:45.

Os debates também buscam valorizar a cultura do estado de Goiás junto às instituições públicas de ensino

Pedro Ribeiro

Durante os dias 30 de agosto até o dia 13 de dezembro uma série de palestras e debates farão parte do evento “Goyaz 2001+20 - Patrimônio mundial, qual humanidade?". Além de celebrar os 20 anos de reconhecimento da Cidade de Goiás como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e  Cultura (UNESCO), a série de eventos se propõe a discutir a importância e o impacto do título o qual a Cidade de Goiás recebeu no dia 13 de dezembro de 2001.

Realizado entre uma parceria da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) do Câmpus Goiás com o Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais (Neap) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) do Câmpus Goiânia, “Goyaz 2001+21” também conta com o apoio do  Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Por meio de mesas-redondas, há uma busca para o entendimento sobre tudo que envolve a cidade e seus habitantes, e a relação com a categoria de patrimônio mundial. De acordo com o prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea, o título recebido pela primeira capital do estado possui diferentes entendimentos para diversas pessoas. 

Goiás patrimônio

As discussões que permeiam o evento, também funcionam como uma maneira de revisitar a história do município e a valorização da memória, e a partir desta óptica, trazer novas perspectivas para o futuro e também, demonstrar a relevância da ressignificação histórica e da valorização da identidade local. Além disso, ao longo do evento haverá divulgação do conhecimento científico combinado com a vivência e história de moradores da Cidade de Goiás.

Além da presença das professoras Karine Oliveira (UAECSA/UFG) e Izabela Tamasso (FCS/UFG), a solenidade de abertura também recebeu representantes das instituições de ensino: A diretora Margareth Arbuês (UFG/RG), o diretor Sandro di Lima (IFG) e a diretora Déborah Barros (UEG).  O prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea, o reitor Edward Madureira (UFG) e a vice-reitora Sandramara Chaves (UFG) , também compareceram.

Para Edward, o evento também deve ser visto como uma maneira de ressaltar que, em meio a tantas dificuldades as quais as instituições de ensino públicas passaram ao longo dos últimos, elas conseguem se unir de maneira harmoniosa e promover um acontecimento de tamanha envergadura. O reitor pontuou que é necessário trazer as pessoas da Cidade de Goiás a se envolverem, já que segundo ele, é preciso fortalecer a história do estado.

“Eu desejo que esse evento nos traga, além de reflexões, alegrias, mas sobretudo direcionamentos de como nos próximos 20 anos nós poderemos desfrutar do título de patrimônio da humanidade, de forma mais humana. Integrando e fazendo melhor para todos os seres humanos. Não faz sentido do nosso fazer acadêmico, se isso não gerar de fato uma ação efetiva para as pessoas que carecem de tudo isso.” Pontuou a diretora Déborah Barros.

O evento vai até o dia 13 de dezembro, e para mais informações e o guia com a programação completa basta acessar o site oficial através deste link.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional FCS