Papo Musical

PAPO MUSICAL

Em 24/09/21 10:57. Atualizada em 27/09/21 16:09.

Já vem chegando a primavera: obra coral de Henrique de Curitiba

Gyovana Carneiro*

Ipê Amarelo (Goiânia – Goiás)

A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No Brasil, ela tem início em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. É um período no qual ocorre o florescimento de várias espécies de plantas, a natureza fica bela, presenteando o ser humano com “tantas lindas flores, mil aromas no jardim”…

O renomado compositor brasileiro Henrique de Curitiba (1934-2008), que tinha certa predileção pela música coral, anunciava a chegada da primavera em uma obra escrita para coro intitulada “Vem chegando a primavera”, composta em 1994 e revista pelo autor em 1998.

Henrique de Curitiba (1934 – 2008)

Nascido em uma família de artistas, tanto ele quanto os irmãos Norton e Milena Morozowicz são nomes consagrados internacionalmente. A avó Natalia Morozowicz foi atriz na Polônia, a mãe, Wanda Lechowski, era pianista amadora, e, o pai, Tadeu Morozowicz, bailarino e coreógrafo formado no Teatro Nacional de Varsóvia e na Escola Imperial de Ballet de Saint Petersburg, na Rússia. Professor Tadeu foi o criador do primeiro curso de ballet do Paraná, na Sociedade Thalia, em Curitiba.

Wanda, Milena, Tadeu e Henrique

Vivendo a maior parte de sua vida na capital paranaense, passou por diversas cidades e países, inclusive Goiânia, onde morou por alguns anos. Compôs, ao longo de sua vida, mais de 150 obras. Com uma produção consistente, é considerado: “um de nossos melhores compositores neoclássicos”.

Henrique e a avó Natalia Morozowicz na Polônia

A última obra escrita por Curitiba antes de sua morte foi uma obra coral, O Verão, parte do esboço para a Suíte Coral – Quatro Estações.

Em conversa informal, que mantivemos em janeiro de 2008 em Curitiba, Henrique contou que a Suíte das Estações estava sendo concluída e seria integrada por Já vem a Primavera (1994), Outono Dolente (2007) e O Verão (2008).

Curiosamente, o inverno era estação que Henrique não apreciava.  Sua partida em fevereiro de 2008, impossibilitou a composição da obra Inverno. A Suíte das Estações findou no Outono Dolente.

O Maestro  Samuel Kerr disse:

“Sempre, encarando o coro como um organismo vivo e sempre abrindo espaço para a criatividade, Henrique agiu como homem de seu tempo, sensível às transformações e preocupando em criar uma música que fosse amada pelo executante e fruída pelo ouvinte”

“Já vem a Primavera”, anuncia de forma magistral a estação que ora se inicia.

Ouviremos a interpretação do coro estadunidense “San Francisco Chamber Choir” sob a regência do maestro Johua Habermann com edição do Maestro Norton Morozowicz.

Henrique e Norton Morozowicz

Observe a beleza da sonoridade e o refinamento dessa interpretação.

Viva a Primavera! Que ela traga além de belas flores no jardim , CHUVA!

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Fonte: Secom-UFG

Categorias: colunistas Papo Musical Emac