Internet EDUCA

INTERNET EDUCA

Em 04/10/21 13:01. Atualizada em 04/10/21 13:06.

Fronteiras Críticas: Arte/Educação pela Internet em tempos de coronavírus

Fernanda Cunha*

Fronteiras críticas: espaço que descreve com precisão a geografia imprecisa da vida no tempo de cada contemporaneidade, seja no âmbito literal, seja no semântico: a estética do espaço limítrofe está exatamente no posicionamento crítico diante da cartografia vívida.

Tempos de pandemia colocam em cena a cibervida pela realidade aumentada, ao interconectarmos o universo digital ao não digital, viabilizando a necessária interação humana.

Esta nova dimensão, na maneira de executarmos nossas ações, agora mais próximo do que nunca em nossas vidas, nos é a crítica de nossas próprias ciberfronteiras.

Neste contexto da vida, apresento conversa ímpar com o Grupo de Pesquisa Fronteiras Críticas, com a presença da Professora Dra. Isabela Frade, que é líder deste grupo de pesquisa, e pesquisadoras membros deste grupo, em que levantamos reflexões essências a Arte e seu ensino, ao contextualizar questões que estão sendo potencializadas de modo agudizado em tempos de pandemia, cujas questões – o grupo enaltece: já se inserem no tempo pregresso à pandemia.

Certamente as questões aqui ponderadas circunscrevem ações pedagógicas, senão de todos os educadores, em sua grande maioria.

Este vídeo, apresenta, pela própria epistemologia deste grupo de pesquisa Fronteiras Críticas, que tangenciam processos arte/educativos, que colocam em pauta hábitos e ritos ciberculturais que não devem ficar na obscuridade, sobretudo após mais de um ano de pandemia no Brasil, que traz em cena a questão: educação remota, EAD, híbrida e presencial ?

Confira o conteúdo deste vídeo para você tecer suas próprias reflexões, ao assistir na íntegra esta conversa:

Deixe pergunta, reflexão nos comentários abaixo deste vídeo. Assim, continuamos este assunto.

O grupo e pesquisa Fronteiras Críticas são mulheres, educadoras e artistas integrantes, refletem “sobre o contexto do exercício da docência, o feminismo revendo suas posições assim como o lugar subalterno da mulher em toda a história da arte. Apresentam vídeo em que “provocam através de uma catarse de gestos e falas performáticas um estado bruxólico para rever esses espaços de Ser mulher”.

Você já pensou poder participar de uma roda de conversa com o grupo Fronteiras Críticas? Então não perca esta oportunidade, pois este grupo está propondo com uma roda de conversa no Mão na Massa 2021 intitulada Os três espectros do feminino enclausurado: a bruxa, a professora e a artista, problematizar os lugares da mulher na arte e na educação, compreendendo como os espaços do ensino da arte e ser educadora são marginalizados na nossa sociedade. Assim, através de relatos de experiência em que há uma subversão nos sentidos de ser mulher artista e educadora em que a condição de bruxa possui uma força de questionar e provocar o reconhecimento de sua ação performática nos lugares que são hierarquizados e possuem a supremacia da voz patriarcal eurocêntrica. Para saber mais detalhes sobre esta roda de conversa clique aqui.

Há ainda outra proposição de experiência – um workshop, promovido pela educadora e artista Ana Maria de Oliveira Alvarenga intitulado Conexões Comutativas ou o Mito da Caverna?, com o objetivo de promover uma experiência prática e reflexiva implicada nos modos informacionais de conexão e criação artística.

Estas proposições de experiência fazem parte da programação do Mão na Massa 2021 no II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação com o tema Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes.

Confira a programação deste congresso, que está com mais de 40 proposições para você experienciar na prática, clicando aqui.

Este congresso é 100% online, 100% gratuito e com certificado de 130 horas.

Acesse o formulário de inscrição e garanta sua vaga. Você não vai ficar de fora dessa, vai?

Abertura deste congresso acontece em 19 de outubro de 2021. As vagas são com tempo limitado.

Visite o meu canal do Youtube, acessando o link https://www.youtube.com/c/FernandaCunhaCiberArtEduca e confira a coletânea de vídeos disponíveis que venho realizando com dicas, reflexões, tutoriais, entrevistas, que possam auxiliar profissionais do ensino e alunos.

Acesse também o site https://portalinterneteduca.com/

Neste site há diversos formatos de conteúdo: artigos, e-books, posts, encontros online, etc., buscando contribuir com professoras, professores, alunas e alunos, pessoas interessadas na área da Arte, Cultura e Educação.

*Fernanda Cunha é professora da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG

Fonte: Secom-UFG