Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Iris Rezende

Iris Rezende era defensor da autonomia da universidade pública

Em 16/11/21 10:15. Atualizada em 16/11/21 10:33.

Político cursou Direito na UFG há quase 60 anos; no último mandato como prefeito firmou diversas parcerias com a Instituição

Versanna Carvalho 

Foto de capa: Edilson Pelikano  

A política goiana e brasileira perdeu na terça-feira (9/11) um dos políticos mais ativos e de carreira mais longeva. O goiano Iris Rezende Machado estava na vida pública há mais de 60 anos e exerceu diversos cargos públicos tanto no executivo quanto no legislativo. Ele foi ministro da Justiça, ministro da Agricultura, senador, governador (por dois mandatos não consecutivos), prefeito (por três mandatos não consecutivos), deputado estadual e vereador. 

Iris Rezende

Iris Rezende, que iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, é egresso da Faculdade de Direito, antes da fundação da Universidade Federal de Goiás, em 1960. Período ao qual sempre se referiu com orgulho e carinho. Ele era membro da Associação de Egressos da UFG e, em 27 de dezembro de 2019, sancionou a lei nº 10.451, que instituiu o Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado. Desde então a data é celebrada em 14 de dezembro, data do aniversário da UFG.

Na ocasião, o então prefeito de Goiânia relembrou o contexto em que a UFG foi criada e afirmou que a sanção da lei era uma forma de homenagear os pesquisadores, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Instituição. “Esse ato demonstra a força da UFG. Participei da luta pela criação da Instituição e estou tendo a honra de sancionar esta lei na presença de figuras expressivas da área educacional de Goiás. Esta iniciativa, portanto, é um exemplo para o País, pois honra uma universidade que garante ensino para o filho do povo”, discursou Iris.

Parcerias

Durante o seu último mandato como prefeito de Goiânia, foram firmados diversos acordos e parcerias entre a UFG e a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio das secretarias municipais. Uma delas foi a implementação da linha de ônibus 933 (Terminal Padre Pelágio / Recanto do Bosque / Câmpus UFG), atendendo a uma reivindicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Reitoria da Universidade, iniciada em 2009.

Nesta data, houve uma solenidade simbólica de entrega da nova linha no Terminal Recanto do Bosque. O evento foi finalizado com uma viagem de ônibus até o Câmpus Samambaia. Iris Rezende, o reitor da UFG, Edward Madureira, e parte das personalidades presentes participaram do passeio inaugural. “Temos que mostrar que as autoridades não estão distantes dos problemas vividos pela população”, disse à época.  

Iris Rezende
(Foto: Carlos Siqueira)

Outra parceria foi com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para a realização do projeto UFG nos Parques, em defesa do meio ambiente. Destacam-se também o trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedtec) para o Projeto Ciência em Todo Lugar, de popularização da ciência, e várias iniciativas em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, como o  Festival de Ópera de Goiânia (Fogo).

O reitor da UFG, Edward Madureira, observa que sempre teve uma boa relação institucional com Iris Rezende. Durante os três mandatos do professor Edward como reitor da UFG (2006-2009, 2010-2013 e 2018-2021), o político exerceu o cargo de prefeito de Goiânia por duas vezes (2005-2010 e 2017-2020). "Com relação às parcerias e à aproximação da Prefeitura com a UFG, ele sempre fazia questão de ressaltar: 'entrega para a UFG que a UFG resolve'. Isso foi muito forte nesse último mandato dele", observa.

"Neste período foram acertados concursos, ampliamos a nossa participação na gestão dos hospitais do município. Uma parceria muito grande na Amma, na Educação, com vários ambientes para os professores em parceria com a UFG, na Secretaria de Saúde, foram grande número e cresceu muito a participação na ciência e tecnologia. Várias ações nos espaços na cidade. Teve o Ciência em Todo Lugar, que percorreu os parques, shoppings, praças de Goiânia, tudo em parceria com a Prefeitura", comenta.

HCamp covid-19

No campo da saúde, já durante a pandemia, o trabalho conjunto entre a UFG, por meio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), permitiu que o novo prédio do Hospital das Clínicas da UFG, que àquela altura ainda não havia sido formalmente inaugurado, fosse cedido à SMS como mais uma unidade de referência para o tratamento da covid-19.

Iris Rezende

Inicialmente, no Hospital de Campanha do Hospital das Clínicas da UFG (HCamp) foram disponibilizados 30 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) e outros 30 de enfermaria. Caso fosse necessário, havia a possibilidade de se chegar a até 100 leitos de UTI e 200 de enfermaria. Nos últimos anos, a Fundach passou a administrar várias unidades de saúde da Prefeitura. A mais recente foi o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara. Há ainda o Hospital e Maternidade Dona Íris, Maternidade Nascer Cidadão e o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof). 

Mogno

Ciente do seu papel e da importância da UFG para a história de Goiás, Iris marcou presença na solenidade realizada no Câmpus Samambaia para o plantio de uma muda de mogno proveniente da árvore que está localizada na Rua 20, número 19, no Centro de Goiânia. Esta casa é um local representativo dos primeiros anos de Goiânia. Foi a primeira sede da Universidade Federal de Goiás, durante o mandato do primeiro reitor da instituição, Colemar Natal e Silva. Além de ter sido a primeira residência oficial do antigo governador do Estado, Pedro Ludovico Teixeira.

A muda de mogno foi plantada em um canteiro, em frente ao prédio da atual reitoria da Universidade, no Câmpus Samambaia, com a ajuda de Iris Rezende. A primeira árvore de mogno foi plantada no dia 11 de maio de 1959, na antiga Faculdade de Direito, depois convertida na primeira sede da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Rua 20. A iniciativa partiu de um grupo de jovens estudantes, da turma de Iris Rezende, como uma forma de protesto pela derrubada de árvores de mogno que vinha ocorrendo no norte do Estado, hoje Tocantins. A madeira em questão despertava grande interesse do mercado norte-americano, em meados da década de 1950. Naquela época, a espécie já estava ameaçada de extinção. O que ainda ocorre nos dias atuais, devido à extração clandestina. Desde 25 de setembro de 1987, a árvore do casarão da Rua 20 é tombada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Iris Rezende
(Foto: Carlos Siqueira)

Edward Madureira recorda-se que o ex-prefeito Iris Rezende sempre demonstrou um respeito enorme pela Universidade. "A imagem que vou guardar dele é dessa pessoa respeitosa, carinhosa, muito atenta, ligada em tudo o que estava a sua volta, e sempre dando ensinamentos para a gente".

O reitor ressalta que dentro da relação de confiança entre UFG e Prefeitura, tudo o que era acertado com o então prefeito, acontecia, pois "Iris sempre foi uma liderança muito forte perante a equipe dele. Essa marca do respeito e da confiança talvez fosse a marca mais importante. E consolidamos parcerias que agora continuarão independentemente de quem estiver no governo, nós temos relações duradouras que ultrapassam mandatos", conclui.

Saiba mais

Nota de falecimento

Parceria entre UFG, SMS e Fundahc disponibiliza leitos no Hospital das Clínicas Covid

Veja a íntegra da lei nº 10.451, de 27 de dezembro de 2019

Lei em defesa das universidades federais de Goiás é sancionada

Iris Rezende é o mais novo membro da Associação de Egressos da UFG

Prefeito de Goiânia faz visita à UFG após solicitação de obras no Câmpus Samambaia

Nova linha de ônibus traz economia de tempo para estudante 

Reitoria da UFG recebe muda de mogno do casarão da Rua 20



Fonte: Secom-UFG

Categorias: Homenagem Institucional