ação prematuros

Ação do HC-UFG lembra importância dos cuidados com bebês prematuros

Em 17/11/21 15:11. Atualizada em 17/11/21 15:19.

Cuidados incluem período desde o nascimento até os dois anos de vida

Thalízia Ferreira

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. E para falar sobre a importância dos cuidados neonatais intensivos e semi intensivos com os bebês prematuros, profissionais da equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh realizarão, de 17 a 19 de novembro, diversas ações para tratar do assunto.

No hall de entrada do Edifício de Internação do HC-UFG, profissionais da UTI Neonatal reservaram um espaço onde colocaram uma incubadora neonatal e um boneco de bebê, um banner explicativo sobre a data e balões decorativos na cor roxa que simbolizam o Novembro Roxo, mês dedicado à prematuridade. A incubadora é identificada com o nome do bebê, o nome da mãe e com um prontuário afetivo, que traz informações que identificam o paciente por seus gostos, hábitos e um pouco da história de vida dele, tornando o ambiente mais humanizado e acolhedor para os bebês e seus pais. O prontuário afetivo foi implantado na UTI Neonatal do HC-UFG desde março deste ano.

A médica neonatologista da UTI Neonatal do HC-UFG e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Fernanda Aparecida Peixoto, gravou um vídeo no qual ela fala sobre a importância dos cuidados que os bebês prematuros devem receber desde o primeiro minuto de seu nascimento. Ela destaca que, após a alta hospitalar, estes bebês devem continuar recebendo acompanhamento no ambulatório de prematuridade. “Nos ambulatórios, estes bebês vão receber estímulos para o seu desenvolvimento, para a prevenção de doenças relacionadas à prematuridade, bem como o tratamento de sequelas que porventura possam acompanhá-los desde a internação”, afirma.

Fernanda Peixoto lembra que os bebês prematuros têm uma chance maior de reinternação, sobretudo nos dois primeiros anos de vida, em decorrência principalmente de doenças infecciosas e respiratórias. Ela chama a atenção dos pais para o calendário de vacinação dos bebês por ser um calendário diferenciado, específico e voltado para essa faixa etária. “Nos primeiros dois anos, é necessário estimular o cuidado com esses bebês, especialmente a imunização e os estímulos neurológicos”, destaca.

Segundo a médica, os cuidados com os bebês prematuros começam desde o primeiro minuto de seu nascimento, passando pelos cuidados intensivos neonatais, estabilizando-os nas unidades intermediárias e nas unidades Canguru e estimulando-os nos ambulatórios de prematuro. “Todo esse acompanhamento é fundamental para que esse bebê chegue à vida adulta em plenitude de seu desenvolvimento”, conclui.

A UTI do HC-UFG/Ebserh possui oito leitos e recebe bebês que nasceram com mal formações e prematuros, nascidos de 26 a 28 semanas de gestação. Diariamente, os bebês são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por um médico, dois residentes, duas enfermeiras, quatro técnicos de Enfermagem, fisioterapeuta durante 24 horas, uma psicóloga, fonoaudiólogo e assistente social.

Assista aqui ao vídeo da UTI Neonatal do HC-UFG e conheça mais sobre o trabalho e a equipe multiprofissional desta unidade.

Assista aqui ao vídeo da médica neonatologista da UTI do HC-UFG e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Fernanda Aparecida de Oliveira Peixoto, sobre a importância dos cuidados com os bebês prematuros.

Categorias: Saúde HC