Documentário denuncia problemas causados por usina termelétrica
Produção mostra realidade dos moradores que vivem próximos a usina
No dia 31 de janeiro, foi lançado o filme documental "Usina Xavantes não gosta de índio" dirigido pelo artista e arquiteto Fred Le Blue Assis, formado em comunicação social pela UFG. A estreia do documentário aconteceu remotamente pelo canal Fred Le Blue no YouTube.
Instalada nas proximidades do Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, na região norte de Goiânia, a usina termodinâmica a base de óleo diesel, gerida pela empresa Xavantes, instalada em 2002 e em funcionamento desde 2008, causa grande desconforto para moradores de oito bairros de Goiânia.
O barulho ensurdecedor e o cheiro fétido, se tornaram marca da região que antes era conhecida pela riqueza natural de rios e matas, e pela calma que atraiu tantas pessoas. Além do constante incômodo causado, a energia gerada pela Xavantes é altamente poluente e nociva para a vida humana e planetária, indo na contramão dos debates atuais que mostram que sem preservar a natureza não há desenvolvimento.
O filme é uma iniciativa do Movimento Artetetura e Humanismo, do qual Fred faz parte, e da Editora Brasília Teimosa, que visa buscar soluções para sociais, ambientais, culturais e sanitárias a partir da arquitetura e da arte. Para assistir o documentário acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=6IoC4MNaRhM.
*Lucas Tavares é estagiário de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta
Fonte: Secom UFG
Categorias: Humanidades Fic