Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Lisbeth

Entre memórias e fatos, um convite especial!

Em 03/03/22 14:23. Atualizada em 27/04/22 13:03.

Lisbeth Oliveira*

Da Rádio Universitária, tenho as melhores lembranças. Talvez o laboratório do curso de Jornalismo da UFG, que durante a minha formação na Década de 1980, tenha tido maior relevância, depois das produções fotojornalísticas que me levariam a este caminho profissional. Em termos de dedicação, era ali que eu passava todo o meu dia, quando não estava em aulas no Campus 2. De segunda a sábado, mergulhava em programas jornalísticos e produções musicais. Produzíamos diariamente o noticiário da tarde. Conhecíamos todos os discos (sim, eram centenas de LPs!) do acervo e fazíamos questão de ouvir cada um deles e selecionar aquelas faixas menos conhecidas do público em geral, aquelas que não interessavam aos “jabás” da indústria fonográfica, diria Lobão na época. 

A mesma dedicação que tínhamos, tinham também os nossos professores de Radiojornalismo, Prof. Francisco Eduardo Ponte Pierre, depois prof. Venerando Ribeiro de Campos. Como diretores de então, passavam o dia inteiro na Rádio Universitária. Esse ambiente de profícua discussão e aprendizado repercutiria nos jornalistas que iam se formando e imediatamente ocupando as emissoras da Capital e de outras cidades. Eu começaria depois minha carreira na Rádio Difusora de Goiânia ali na Praça Joaquim Lúcio, com a mesma empolgação que trazia da Rádio - Laboratório da UFG.

Naturalmente não pretendo aqui gastar todo meu espaço com um texto „a la Memorial Acadêmico”. Fato é que em meio à Pandemia nos aproximamos daquele laboratório do Curso que parecia saudoso de nossas presenças e produções, um tanto fragilizado, como tudo e todos na sociedade atual. A lembrança mais recente de um laboratório vivo e emocionante de radiojornalismo que se tem  notícia por parte principalmente de egressos do curso de Jornalismo é o daquele coordenado pelo prof. Edson Luiz Spenthof, hoje  na Universidade Federal de Mato Grosso. Ele foi parte importante no desenvolvimento do laboratório de radiojornalismo da Rádio Universitária da UFG, onde dedicou grande parte de sua carreira, conciliando seus interesses profissionais e suas motivações pessoais e contagiando assim inúmeros estudantes de jornalismo. 

Mas antes que eu me perca em memórias outras, o convite:

A partir deste sábado, dia 5.3.2022 (com reprise aos domingos) serão veiculados, os podcasts jornalísticos produzidos pelos estudantes de jornalismo do Projeto de Ensino, cujo principal componente curricular é a Disciplina “Comunicação para a Sustentabilidade“ do Curso de Jornalismo da UFG acompanhados de seus colegas de mobilidade acadêmica (Edital Promover/Andifes e AUGM 2021). 

O Programa “Ecos de 2030: Sustentabilidade na sua agenda” consiste em uma série de podcasts que discutem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cada programa semanal abordará um dos 17 ODS da ONU, trazendo os avanços e/ou retrocessos dessas metas. A orientação pedagógica divido com minha colega, a Prof. Dra. Deborah Borges. A organização de todo o material devemos aos servidores da Rádio Universitaria: à Marcia Boaratti, ao Mauricio Fernando Schneider Kist, à Adriana Rodrigues Silveira entre outros. E fazendo a ponte entre todos os envolvidos, os monitores voluntários Eduardo Alves Borges e Ana Paula Ferreira Santos.

Agradecimentos sinceros a todos/as que contribuíram para esta realização. 

E você é nosso/a convidado/a especial! 

Ecos de 2030

Data:  a partir de 5 de março de 2022 (sábado)

Horário: 18h (reprise no domingo)

Frequência:  870 KHz 

Pela Internet: https://radio.ufg.br/p/8051-radio-ao-vivo

 

*Lisbeth Oliveira é professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás

 

O Jornal UFG não endossa as opiniões dos artigos e colunas, de inteira responsabilidade de seus autores.

Categorias: artigo Fic Rádio