Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
bombeiros

Instituto de Física capacita bombeiros para ocorrências com produtos perigosos

Em 27/04/22 14:07. Atualizada em 04/05/22 17:05.

Os participantes do curso integram companhia ambiental recém-criada 

Equipe Lafismed

Com o objetivo de contribuir para a formação de especialistas em ocorrências com produtos perigosos, o Instituto de Física (IF) da UFG ministrou curso a 19 oficiais e soldados durante a  programação do  1º Curso de Operações de Produtos Perigosos (COPP). A capacitação ocorreu nos dias 19 e 20 de abril e foi voltada aos profissionais que integram a Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), recém-inaugurada.  

Bombeiros de Goiás, de Sergipe, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Mato Grosso e Piauí, além de um militar do Exército Brasileiro, participaram da formação Atividade Nuclear, Aplicações, Radioproteção e Manejo de Equipamentos relacionados com Radionuclídeos. 

O curso foi comandado pelos professores Jonas de Oliveira da Silva, coordenador da Física Médica, e Emerson Nobuyuki Itikawa, docente do mesmo curso, com a colaboração com os estudantes Stefany Gabrielle, Pâmella Macedo, Lucas Cintra, Heloisy Lopes, Carlos Eduardo, Laísa Vieira, Bruna Mucke e Matheus Lobo. Eles são membros da Liga Acadêmica de Física Médica (Lafismed). 

bombeiros
Bombeiros acompanham formação ministrada pelo IF-UFG (Fotos Lafismed)

 

Com conteúdo teórico e prático, as aulas abordaram temas como os conceitos físicos relacionados à radioatividade, o uso de elementos radioativos na medicina e na indústria e os principais aparelhos e equipamentos correlatos, bem como o acidente radiológico com o Césio-137, ocorrido em 1987, em Goiânia. 

A Lafismed apresentou estudos de casos voltados a ocorrências que o Corpo de Bombeiros possa atender, como as que envolvem riscos biológicos, radiológicos e químicos, provenientes de desastres, acidentes, epidemias, ataques químicos, biológicos e nucleares.

Inaugurada no dia 18 de abril, a nova unidade do Corpo de Bombeiros está localizada no Jardim Goiás, em Goiânia, e será comandada pelo Major Wanderley Valério de Oliveira. 

emerson e equipe
Emerson Nobuyuki e integrantes do Lafismed 

 






Fonte: Comunicação do IF/UFG, com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás

Categorias: Institucional IF