Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
estudantes

UFG celebra mês do Orgulho LGBTQIA+

Em 01/07/22 14:04. Atualizada em 01/07/22 14:06.

No Dia da Diversidade foi exibido filme com tema importante para pessoas trans e negras

Janyelle da Mata

Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+, a Universidade Federal de Goiás realizou programação especial no dia 29 de junho. Foi realizada a exibição do documentário Duas Vezes Senzala, na Faculdade de Letras da UFG. A obra conta os preconceitos vividos por pessoas negras e que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. Após a apresentação do filme no Cine Diversidade, foi composta uma mesa de debate para discutir os temas tratados no documentário, incluindo o racismo dentro da comunidade. A mesa foi composta pela secretária de inclusão, Luciana de Oliveira Dias, pela estudante Vyck Menezes e pela fundadora da Casa de Laroye, Pietra Pedrosa. 

Vyck e a Pietra são mulheres negras e transgênero e em suas falas trouxeram suas vivências sobre a discriminação que experimentam em seu cotidiano por não fazerem parte do tradicionalismo da sociedade brasileira. Elas falaram também sobre a trajetória de descoberta como pessoa trans e que é preciso uma solidarização das pessoas e instituições para que essa comunidade consiga construir uma vida digna.

Como antropóloga, Luciana trouxe o conceito de intersecção (dois pontos que se cruzam). Ela afirmou que quando uma pessoa apresenta mais de um traço divergente ao tradicional, ela vai experimentar diversas formas de exclusão e violência. “Na nossa sociedade, há eixos de preconceito e discriminação que se cruzam”, explicou a secretária. 

Ela contou sobre a trajetória da UFG e como a universidade está transgredindo os padrões criando ações para o benefício e inclusão de minorias na instituição. Ela citou a criação da Secretaria de Inclusão em 2022 como exemplo das ações propostas pela UFG para o acolhimento de grupos discriminados e marginalizados. 

estudantes

Fonte: Secom ufg

Categorias: Institucional SIN