Livro Pedro Célio

Professor lança livro literário inspirado no Brasil de hoje

Em 05/08/22 10:23. Atualizada em 05/08/22 10:26.

Obra será lançada na próxima segunda-feira (8/8) na Câmara Municipal de Goiânia

Carolina Melo

O professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, Pedro Célio, em parceria com Nilton Rodrigues lança na próxima segunda-feira (8/8) o livro literário Por Incrível Que Pareça: bestiário de uma era negacionista. A obra reúne contos e poesias de 10 autores, entre eles três professores da Universidade, que se enveredam pela escrita de ficção, sem deixar de se inspirarem na realidade social e política do país. O lançamento vai ocorrer na Câmara Municipal de Goiânia, das 18 às 20 horas.

Livro Pedro Célio

Assim como os organizadores iniciam a apresentação do livro, “a realidade supera a ficção e desafia a mais fértil das imaginações criadoras”. Nesse sentido, os autores foram convidados a escrever textos literários que refletissem, por meio da ficção, a atual realidade brasileira. “Qualquer relação com a realidade não é mera coincidência”, brinca Pedro Célio.

Segundo o professor, que assina um dos textos da coletânea, a obra foi concebida com a intenção de denunciar “as mazelas de uma época e ajudar na percepção de que vivemos cenários medievais, do passado, que coloca a vida brasileira num retrocesso que ninguém imaginava a uma década atrás”. O negacionismo da ciência, o racismo, o fundamentalismo religioso, os discursos de ódio e antidemocráticos e a corrupção estão entre os cenários de inspiração dos autores.

Para o professor da UFG, mudar a modalidade da escrita científica para a literária foi um desafio a mais. “Eu e Nilton temos convivência com a produção científica. Eu sou da área da Sociologia e ele é revisor profissional. Nós conversamos e discutimos que é um desafio mudar nossa modalidade de escrita. Resolvemos ir para a ficção. Um campo estranho para nós”, afirma Pedro Célio. “Conversamos com muitas pessoas sobre o projeto. Algumas toparam o desafio”. O professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), Eguimar Felício Chaveiro, e o professor da Faculdade de Ciências Sociais (CS), Sebastião Rios, também estão entre os autores da obra. O livro conta ainda com a colaboração do artista visual José César Teatini de Souza Clímaco, mais conhecido como ZéCezar, professor aposentado da Faculdade de Artes Visuais da UFG, que assina a capa e as entradas do livro.

Lançamento

Data: 8 de agosto, das 18 às 20 horas