Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
colesterol

8 de Agosto - Dia Mundial de Combate ao Colesterol

Em 08/08/22 15:35. Atualizada em 08/08/22 15:40.

Controle das taxas de colesterol é fundamental para evitar doenças cardiovasculares

Dia nacional do combate ao colesterol.jpg

Especialista do HC-UFG fala da importância do controle do colesterol.

Dia 8 de Agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado.

O colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, compõe estruturas das células do coração, intestino, músculos, pele, fígado, nervos e cérebro. Ainda atua na digestão e na formação de alguns hormônios e vitaminas. No entanto, sua ingestão deve ser controlada, para que essas as taxas de colesterol no sangue permaneçam equilibradas. Altas taxas de colesterol são determinadas por fatores genéticos e também alimentares.

Para falar um pouco mais sobre esse assunto, conversamos com o Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, e professor associado da Faculdade de Medicina da UFG, Aguinaldo Freitas Junior, e com a residente do Programa de Residência em Cardiologia do HC-UFG, Gabriella Veloso.

 

Em termos gerais, o que é o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura do corpo humano responsável por várias funções como formação das células, produção de hormônios e formação dos ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Quando está elevado, pode causar doenças prejudiciais ao organismo.

 

Há dois tipos de colesterol, o HDL que é considerado “bom” e o LDL que é considerado “mau”, qual a diferença entre os dois e como eles agem no organismo?

Por ser um tipo de gordura, o colesterol precisa se ligar a uma proteína para ser transportado no sangue, formando assim a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL). O HDL é chamado de “bom” colesterol pois carrega o colesterol dos tecidos do corpo para o fígado, e assim é eliminado do corpo através da bile e facilita a “limpeza” das artérias. Já o LDL é conhecido como o “mau” colesterol, pois faz o contrário do LDL, ou seja, leva o colesterol do fígado para os tecidos e facilita seu acúmulo nas artérias do corpo. Esse acúmulo pode causar obstrução dos vasos e consequentemente doenças cardiovasculares como Infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Quais os níveis considerados ideais para cada um deles?

Os níveis ideais vão depender do risco cardiovascular de cada paciente e é calculado pelo médico durante a consulta. Mas basicamente o LDL deve ser menor que 130 mg/dL e o HDL maior que 40 mg/dL, para adultos com mais de 20 anos. 

 

Quais doenças estão relacionadas a níveis altos de colesterol?

Infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, AVC, doença arterial obstrutiva periférica (obstrução de artérias do corpo), dentre outras.

 

O colesterol é determinado por fatores genéticos e alimentares. Qual o impacto da dieta e da atividade física no controle dos níveis de colesterol?

A mudança no estilo de vida com dieta adequada e atividade física regular pode reduzir de 10% a 15% as taxas do colesterol, o que é uma contribuição considerável no tratamento para redução do colesterol.

 

 

Como é feito o tratamento de quem está com a taxa de colesterol alta?

O tratamento é feito com medicamentos que reduzem os níveis de colesterol, como por exemplo as estatinas, atividade física regular e dieta adequada. 

 

 

A partir de que idade é recomendado medir os níveis de colesterol? Crianças podem ter níveis altos de colesterol?

A partir dos 02 anos de idade deve ocorrer o rastreio de colesterol alto na criança. As crianças podem sim ter colesterol alto, principalmente quando há fatores de risco com uso de medicações, histórico familiar, doenças inflamatórias crônicas, doença renal crônica, entre outros.

 

Quais tipos de gordura podem aumentar os níveis de colesterol?

Basicamente as gorduras trans e saturadas.

 

Quais alimentos contêm mais esses tipos de gordura? O consumo desses alimentos deve ser cortado?

Os alimentos que contêm mais gorduras trans e saturadas são o leite e seus derivados, carne bovina gordurosa, alimentos embutidos e industrializados como sorvetes, salgadinhos, margarina e salames. É recomendável que o consumo desses alimentos seja cortado sim.

 

Qual a dieta recomendada para manter o nível de colesterol considerado ideal?

Trocar gorduras saturadas (leite e derivados, carne bovina) por gorduras poli-insaturadas (atum, óleo de girassol, azeite, linhaça, castanhas) e também reduzir o consumo de bebida alcoólica e de açúcares.

 

Qual a relação entre o consumo elevado do açúcar e de bebidas alcoólicas nas taxas de colesterol?

O consumo elevado do açúcar e de bebidas alcoólicas contribui para a elevação da pressão arterial, colesterol, triglicérides e aumento de peso. Tudo isso pode levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes mellitus e hipertensão arterial, o que consequentemente aumenta o risco cardiovascular do paciente e a ocorrência de infarto agudo do miocárdio e AVC.

 

Como funciona o tratamento para a doença no HC-UFG?

Os profissionais atuam com foco na prevenção e tratamento precoce de doenças cardiovasculares. Por meio de consultas e exames, o paciente recebe o acompanhamento adequado para tratamento do colesterol alto e assim reduz o risco de eventos cardiovasculares e mortalidade.

Categorias: Saúde HC