lançamento livro

Professora da UFG lança livro sobre Música e Poder

Em 12/08/22 16:26. Atualizada em 23/08/22 14:39.

Lançamento será no dia 23 de agosto

A professora associada da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC-UFG), Flavia Maria Cruvinel realizará o lançamento do seu segundo livro Música e poder: o habitus cortesão bragantino nos trópicos, pela editora Appris, no dia 23 de agosto, terça-feira, às 19h na sede da Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás. A abertura musical ficará por conta do renomado violonista Eduardo Meirinhos, atual diretor da EMAC-UFG.
O livro Música e poder: o habitus cortesão bragantino nos trópicos, fruto de pesquisa de doutoramento, apresenta os processos de utilização da música como estratégia de reprodução do poder monárquico no Rio de Janeiro oitocentista e suas repercussões no campo da produção musical. A partir de um trajeto rico e original, a obra aborda sobre as origens dos rituais e dos valores relacionados à sociedade de corte, os processos de formação social e a construção de padrões culturais ligados à cultura nobiliárquica que incidiu nos investimentos no campo musical português como legitimação e reprodução de poder. Focaliza, ainda, o encontro da cultura cortesã europeia com a nobreza tropical do Brasil colonial, tendo em vista a chegada da corte portuguesa no Novo Mundo, e a política de investimentos no campo musical e os usos e funções da música decorrentes da força do habitus dos herdeiros da Casa de Bragança. Enfatiza ainda, a construção do Império brasileiro, apoiado nas novas redes de sociabilidade no campo da produção musical, o processo de institucionalização do ensino musical e as formas de distinção e consagração dos agentes foram igualmente tratados. Desse modo, com base no percurso histórico, a obra apresenta um passado histórico que ilumina poderosamente o presente, permitindo a compreensão de como a música foi utilizada com objetivos de dominação não só no processo colonizador, mas também no projeto imperial de construção da identidade cultural brasileira que ainda repercute em nossa sociedade.
Recentemente, a professora Flávia Cruvinel foi reeleita para compor a diretoria da International Society for Music Education - Isme gestão 2022-24, principal instituição da área de Educação Musical mundial e atualmente, além da docência, atua como Diretora de Artes e Culturas do Centro de Educacão, Trabalho
e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás.

Expediente:
Evento: Lançamento do Música e poder: o habitus cortesão bragantino nos
trópicos - autora Flavia Maria Cruvinel
Abertura Musical: Eduardo Meirinhos