Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
nepeg

“O papel da ciência é desvendar a ordem escondida no aparente caos”

Em 06/09/22 13:30. Atualizada em 04/01/23 13:12.

Professor da UFRJ deu início ao Fórum Nacional do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG

Kharen Stecca

“O professor de Geografia é uma espécie de mensageiro mágico: alguém que entra na sala de aula e abre uma janela a qual ele traz o aluno para pensar o mundo a partir dos dados”, assim definiu o papel do professor de geografia o conferencista professor Paulo César da Costa Gomes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi o convidado para abrir o  Fórum Nacional do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG de Formação de Professores de Geografia. A palestra tinha como tema “A epistemologia da Geografia para a formação de sujeitos críticos” e foi mediada pela professora Carolina Machado Rocha Busch Pereira (UFT). 

nepeg

O professor usou alguns conceitos de filosofia para falar do ensino de geografia: do caos a ordem, do caos ao cosmo, da conectividade de tudo. “O papel da ciência é desvendar a ordem escondida no aparente caos”, explicou. O professor explorou diversos temas comuns na educação geográfica e fez várias indagações sobre espaço, localização, ambientes, sociabilidade nos ambientes, entre outros conceitos geográficos. Ele passou sobre diversos temas amplamente estudados por ele na Geografia, dos mais comuns aos mais inusitados e como a realidade pode ser lida pela Geografia, criando resultados originais. Para ele a geografia é uma forma de filosofar e pensar o mundo.

nepeg

Abertura - Representantes da PUC Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás participaram da mesa de abertura. O coordenador geral do evento, professor Vanilton Camilo de Souza destacou que o formato híbrido do evento não se dá por acaso. Um dos motivos é permitir o encontro, que é uma oportunidade de debate de ideias, de fortalecimento. 

Durante a solenidade também foi realizada a entrega do Prêmio Aipim - Jovem Pesquisador para premiar estudantes que se destacaram no estudo da geografia escolar nos últimos três anos. O premiado foi o estudante Hugo Sobrinho.

Confira a palestra aqui

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional IESA