ludicidade

Uma defesa na escola pública

Em 11/11/22 17:21. Atualizada em 11/11/22 17:25.

Defesa de dissertação foi realizada fora da UFG, na escola em que a pesquisa foi realizada

A Dissertação de Mestrado da aluna Érica Sandoval Garcêz intitulada - Trilha Matemática: um recurso lúdico no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental tinha tudo para ser mais uma defesa como outras na Universidade Federal de Goiás, mas ganhou um caráter inusitado. Ela foi defendida dentro da Biblioteca da Escola Municipal Geralda de Aquino, Cidade Jardim, Goiânia, local onde a pesquisa foi realizada, dando a possibilidade de outros professores e alunos, da Educação Básica, participarem do evento. Para isso, foi necessária uma autorização da Pró-reitoria de Pós-graduação e do Programa de pós-graduação. A dissertação é do do  Programa de Pós-graduação de Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino Aplicado à Educação (Cepae-UFG) e teve orientação do professor Marcos Antonio Gonçalves Júnior.

ludicidade

A pesquisa objetivou contribuir com a prática do ensino em matemática, baseada em situações de ludicidade. Segundo Érica Garcêz, a intenção era buscar a possibilidade de tornar os conteúdos matemáticos mais atrativos, trazendo reflexões sobre a importância de pôr em prática a matemática no cotidiano escolar de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de forma lúdica. Considerado o interesse que as crianças apresentam em relação aos jogos, como entretenimento, e de educadores que reconhecem o contexto lúdico como fator preponderante para o desenvolvimento físico, intelectual e social da criança, se destaca essa atividade como possibilidade de metodologia de ensino e sua contribuição para uma prática pedagógica produtiva.

O Produto Educacional, exigido pelo Programa e proveniente da pesquisa, é o jogo denominado Trilha Matemática que foi aplicado no contexto escolar no período da pandemia, iniciada a partir do ano de 2020. O objeto de estudo foi empreendido em escola pública na cidade de Goiânia, apoiado na metodologia da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, destacando-se a importância dos elementos - jogos e ludicidade - no processo de ensino e aprendizagem de matemática, para alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

ludicidade

A conclusão da pesquisa é que as atividades lúdicas propiciam uma experiência completa para o momento de ensino e aprendizagem, dessa forma, associando o processo, o pensamento e a motivação. A matemática emerge neste contexto como uma disciplina que carrega o estigma de ser considerada de difícil compreensão, mas, quando alguns métodos alternativos são trabalhados para motivar o aluno a compreender, evidencia-se que as dificuldades podem diminuir. O jogo Trilha Matemática já está sendo aplicado em várias turmas das séries iniciais e finais do ensino fundamental da escola.

Categorias: Institucional CEPAE