sangue

HC-UFG/Ebserh promove ação para incentivar a doação de sangue no Dia Nacional do Doador

Em 30/11/22 14:26. Atualizada em 06/12/22 15:42.

Grupo Musiversidade e Saúde, residentes e servidores levaram muita música e doçura para quem estava presente

Vitória Regina Dutra de Castro (estagiária de Jornalismo)

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data lembrada para incentivar a doação de sangue em todo o país. Por se tratar do período de fim de ano, é comum que o número de doações diminua radicalmente, enquanto a necessidade por hemoderivados em bancos de sangue aumente bastante, em razão de emergências típicas do período de férias.

sangue

Por isso, uma ação itinerante percorreu todo o hospital, distribuindo pirulitos, adesivos e panfletos para pacientes, estudantes e servidores, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da causa e orientar possíveis novos doadores. A ação foi organizada pela responsável pela Gestão da Qualidade no Banco de Sangue, Letícia Aparecida Silva e pelas residentes farmacêuticas Beatriz Vieira e Castro e Ana Laura de Oliveira Gondim Freitas, pela nutricionista Elisa Silva Correia, pelas psicólogas Larissa Paula Santos Gandora e Sarah Fernandes Mendonça, pela assistente social Verônica de Lourdes Coelho Moura e pela biomédica Giovanna Perillo Massalino. A música ficou por conta do grupo de extensão da UFG Musiversidade e Saúde, composto pelo enfermeiro Guto Rocha, pela musicoterapeuta Beatriz Gontijo e pelo estudante de psicologia Yuri Levy.

sangue

“Eu estava nervosa e achei que seria bem mais doloroso, mas foi muito tranquilo e rápido. Em 20 minutos já tinha acabado”, contou Samara Eva Leão, estudante de enfermagem, ao explicar qual era a sua expectativa, já que se tratava da sua primeira vez doando sangue. No momento da ação, a doadora se surpreendeu ao descobrir a data especial: “Hoje eu vim doar porque meu pai pediu, ele diz que é muito bom poder ajudar outras pessoas. Quero voltar mais vezes porque se antes eu tinha medo, agora eu não tenho mais”.

Além das emergências, o sangue doado no Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh é direcionado a pacientes submetidos a cirurgias e a pessoas com doenças hematológicas e oncológicas variadas.

Para saber onde, quando e como doar no Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh, clique aqui.

Categorias: Saúde