livro reforma urbana

Livro aborda os desafios urbanos de Goiânia e região metropolitana

Em 23/05/23 08:38. Atualizada em 23/05/23 08:59.

Lançamento da obra física contou com a participação de autoridades locais

Guilherme Martins*

Com o intuito de garantir a qualidade de vida da capital e da região metropolitana, 34 pesquisadores se reuniram para discutir os desafios do desenvolvimento urbano e propor estratégias que possam mitigar os problemas da cidade. O lançamento da obra ocorreu na última sexta-feira (19/maio), no auditório do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Além dos coordenadores do livro, a ocasião contou com a participação da reitora, Angelita Pereira de Lima, do subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte do Estado de Goiás, Miguel Angelo Pricinote, e da vereadora Kátia Maria.

Livro reforma urbana

A obra é mais um fruto de pesquisa do Observatório das Metrópoles, que é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  sob a coordenação do professor Luiz Cesar Ribeiro (UFRJ), que participou do lançamento. Para o professor, o livro é essencial para apontar o desenvolvimento de uma cidade prática, inclusiva e que pensa na reforma urbana. “É um projeto que tem a pretensão de fazer um trabalho de pesquisa acadêmica comprometido, gerando conhecimentos que possam ser úteis no enfrentamento dos grandes desafios da cidade”.

A equipe do Observatório das Metrópoles é composta por 380 pesquisadores, divididos em 16 núcleos regionais do país. O núcleo goiano se localiza no IESA/UFG, que reúne instituições e pesquisadores do campo governamental e não governamental. A reitora da UFG esteve presente no lançamento do livro e parabenizou o trabalho dos pesquisadores. “Quando falamos do direito à cidade, precisamos pensar no urbano diferente. Quero parabenizar pelo trabalho e dizer que a universidade se orgulha de poder participar desse projeto e de ter a contribuição decisiva no direito à cidade”.

Livro reforma urbana

A reitora também agradeceu a presença do subsecretário de Políticas para Cidades e Transportes do Estado, Miguel Angelo Pricinote, e comentou sobre as parcerias que estão sendo desenvolvidas em conjunto com o governo. “É muito importante a presença do representante do governo do estado, principalmente pelos projetos relevantes que temos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento com o governo de Goiás. Tem sido um período exitoso de projetos que farão a diferença para o desenvolvimento goiano. É uma parceria amadurecida entre a instituição de ensino e o poder público”.
Para o subsecretário, a cooperação entre a universidade e a esfera de governo é essencial na resolução dos problemas urbanos para garantir o direito à moradia e à reforma urbana. “Nada mais importante do que a parceria entre a universidade e o poder público para resolvermos essa situação. Nós estamos em desafio junto à universidade. Acho que podemos avançar muito na discussão”. Após a sua fala, Miguel se candidatou a fazer parte do grupo de pesquisa: “Que possamos estar aqui mais vezes para comemorar os avanços do desenvolvimento das cidades goianas”, completou.

O objetivo principal da obra é abordar os desafios metropolitanos, compreendendo as mudanças das relações entre a sociedade, economia, Estado e territórios conformados pelos aglomerados urbanos. Com a organização de Celene Cunha Monteiro, Marcos Bittar e Aristides Moysés, o livro possui 12 capítulos e defende, entre várias temáticas, o direito à cidade adequada, além de refletir sobre a precariedade das moradias, a governança e o planejamento e atuação em tempos de crise. Para Celene Cunha Monteiro, a obra permite que o leitor perceba as especificidades da sua realidade local.
Celene aproveitou a ocasião para agradecer todos os colaboradores: “Eu referencio todo o esforço e empenho que os pesquisadores tiveram. É uma grande alegria que esse estudo esteja sendo desenvolvido por pesquisadores da UFG”. O diretor do IESA/UFG, João de Deus, também parabenizou a atuação do Observatório em Goiânia: “O importante é que as pessoas saibam pensar a cidade para poderem intervir no ambiente em que habitam. Quero parabenizar a atuação do observatório aqui em Goiânia, que tem uma atuação fundamental na universidade e no estado”, disse.

Livro reforma urbana

A vereadora Kátia Maria foi uma das autoridades presentes. Segundo ela, a colaboração da universidade é essencial para a tomada de decisão dos agentes governamentais. “Quero registrar a grande contribuição que a universidade tem dado para a reflexão do movimento urbanístico da capital e da região metropolitana. É uma gratidão poder contar com tantos pesquisadores que nos auxiliam a qualificar o nosso trabalho na Câmara Municipal. Tudo isso faz diferença para que o nosso mandato busque uma cidade mais inclusiva, democrática e onde o direito à cidade seja exercido na sua plenitude.

A cerimônia de lançamento encerrou com a fala do coordenador do Observatório, Luiz Cesar Ribeiro. O coordenador reconheceu o trabalho do núcleo de Goiânia e, ao final, solicitou que os autores autografassem o seu livro: “ É uma satisfação estar aqui porque estamos coroando um momento importante para esse núcleo. O grupo de Goiânia conseguiu mobilizar recursos para realizar o lançamento do livro físico. É gratificante eu, como coordenador nacional do Observatório, estar aqui para perceber toda essa força”, finalizou.

* Guilherme Martins é estagiário do curso de Jornalismo orientado pela jornalista Mariza Fernandes e pela professora Luana Borges

Categorias: Ciências Naturais IESA homofobia