Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Documentário ocupações

Documentário idealizado por pesquisador da UFG será exibido no Fica

Em 14/06/23 09:43. Atualizada em 14/06/23 09:44.

Exibição é parte da sessão Direito à Moradia e será seguida de uma roda de conversa

Gabriel Marques

Entre Lonas e Estacas é um documentário sobre ocupações urbanas e seus desafios no período de pandemia no estado de Goiás. Idealizado por Gustavo Alves de Jesus, mestre em Ciência Política pela UFG e defensor público goiano, a exibição do filme está dentro da programação do 24° Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). 

Documentário ocupações

Entre Lonas e Estacas apresenta relatos de mulheres de seis ocupações urbanas na Região Metropolitana de Goiânia, destacando seus desafios no período pós-pandêmico. O documentário conta as histórias e relatos das ocupantes e tenta desmistificar o seu perfil, para, segundo Gustavo de Jesus, “mostrar que elas são pessoas simples, que de fato tiveram problemas, em especial nesse contexto de pandemia, e que acabaram sendo forçadas às ocupações”.

Desenvolvido com o objetivo de demonstrar aos parlamentares goianienses a importância de se elaborar um protocolo unificado e humanizado de remoções, o filme foi idealizado originalmente após o fim da suspensão de despejos e remoções forçadas pelo STF, através da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, no final de 2022.

O objetivo foi um sucesso: o projeto de lei (PL) Nº 118/2022 se tornou a  lei Nº 10.856, que cria o Protocolo Unificado Para Remoções no Município de Goiânia. Gustavo acredita que teve um papel importante em convencer a Câmara Municipal a aprovar o PL, que “de nenhuma forma viola os direitos de outras pessoas ou favorece uma parcela da população". Para ele, “o documentário mostrou quem são essas famílias, e que essas são pessoas que merecem uma atenção especial legislativo e o respeito do poder público, quando de fato fossem ser promovidas desocupações”

A exibição do documentário durante o festival é parte da seção Defensoria Pública – Direito à Moradia e será seguida de uma roda de conversa contando com a presença de Gustavo de Jesus, como idealizador e representante da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e de algumas das famílias que participaram do documentário.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Arte e Cultura