
Evento nacional discute cooperação acadêmica Brasil-Alemanha
Professora Lisbeth Oliveira (FIC-UFG) participou do seminário como presidente da Aeba-GO
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla em alemão) convidou ex-bolsistas, pesquisadores, professores e representantes de instituições parceiras ligadas ao fomento e à internacionalização para o seminário realizado nos últimos dias 17 e 18 de outubro, em Salvador (BA). O evento teve como tema "O futuro da cooperação acadêmica Brasil-Alemanha e da internacionalização do ensino superior".
A presidente da Associação Brasileira de Ex-Alunos na Alemanha e Países de Língua Alemã do Estado de Goiás (Aeba-GO), Lisbeth Oliveira, participou da mesa-redonda "Internacionalização na universidade e a troca de saberes entre as regiões do Brasil", ao lado de representantes de outras associações de ex-bolsistas. Lisbeth é professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Presidente da Aeba-GO e professora da FIC, Lisbeth Oliveira participou de mesa-redonda sobre internacionalização (Fotos: Divulgação)
A roda de conversa foi mediada por Reseda Streb (DAAD Brasil) e contou com a participação de Pablo Holmes (Universidade de Brasília), Fernando Antunes (Universidade Federal do Ceará), Edvânia Torres Aguiar (Universidade Federal de Pernambuco) e Lilian Gregory (Universidade de São Paulo), que também apresentaram o trabalho de associações das cinco regiões do Brasil.
Entre as instituições alemãs estiveram presentes a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), a Freie Universität Berlin (FU Berlin) e a Universidade Técnica de Munique (TUM). Também participaram agências de fomento brasileiras na discussão sobre perspectivas e programas de internacionalização, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as Fundações de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) e da Paraíba (Fapesq) e o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) de São Paulo, representado por Márcio Weichert, que organizou visita técnica para conhecer o Senai Cimatec Park, em Camaçari (BA).
No evento, instituições brasileiras e alemãs discutiram o futuro da cooperação entre os dois países
Cooperação Brasil-Alemanha
Na mesa de abertura do evento, o diretor do DAAD Brasil, Jochen Hellmann, debateu, ao lado da coordenadora-geral de Programas Internacionais da Capes, Helena Albuquerque, e do professor Marcio Lobo Neto, da Escola Politécnica da USP, aspectos importantes das relações de cooperação acadêmica Brasil-Alemanha e programas institucionais de internacionalização.
Também foi tema do evento a língua alemã na América Latina, bem como os caminhos para o intercâmbio entre as universidades, com destaque para as contribuições relevantes dos professores Paulo Astor Soethe (Universidade Federal do Paraná), Zaira França (Universidade Federal da Bahia) e Reseda Streb, até recentemente na UFC e hoje na equipe Brasil do DAAD no Rio de Janeiro.
O evento foi finalizado com uma mesa-redonda compartilhando experiências de intercâmbio na transformação da vida profissional e acadêmica de pesquisadores, professores e estudantes. Sob mediação de Francine Camelim (DAAD Brasil), participaram da discussão Karen Valverde Pontes (UFBA), Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Angela Maria Gabriella Rossi (Associação de Ex-Bolsistas na Alemanha), Antonio Álvaro Soares Zuin (Universidade Federal de São Carlos) e Luiza Sarmento Divino (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Fonte: FIC
Categorias: Internacionalização Institucional Fic