
UFG participa de desenvolvimento de software que coleta dados de percepção de marca
Projeto, que já captou mais de 1 milhão de dólares, entrega dados relevantes da marca para gestores
Texto: Kharen Stecca
Como medir o sentimento das pessoas pelas marcas que consomem? Esse é o desafio de uma startup brasileira que, com a ajuda da Universidade Federal de Goiás (UFG), criou um sistema de mensuração que já conseguiu captar mais de um milhão de dólares para seu desenvolvimento para o mercado. A ideia da Purple Metrics, startup de marketing e vendas, é criar um sistema para medir atributos de marca e entregar informações relevantes para gestores envolvidos com processos de decisão de branding – a gestão da marca de uma empresa.

O software coleta dados de percepção de marca recorrentes e entrega isso em formato de informação consolidada, em dashboards – uma forma visual de apresentar dados por gráficos e tabelas. Esses dados auxiliam na tomada de decisões de gestores de marca e pessoas envolvidas no processo de gestão da marca.
A parceria com a UFG veio pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de 2022, intitulado "Diagnóstico de métricas de avaliação de valor e desempenho de marcas", financiado pela empresa e coordenado pelos professores Marcos Severo, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), e Celso Camilo, do Instituto de Informática (INF). O objetivo desse projeto inicial foi levantar as principais referências na literatura científica sobre mensuração do valor de marca. “Descobrimos que não existe solução de mensuração do valor de marca recorrente e diária, que consolida atributos de forma fácil para tomadores de decisão envolvidos no processo”, afirma Marcos Severo.

O professor da FACE também teve um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) intitulado "Ensino, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico em Marketing Analytics e Machine Learning". O projeto prevê a integração entre centros de pesquisa e empresas e inclui uma parceria com a Purple Metrics na forma de oferta de workshops para a empresa e masterclasses com pessoas envolvidas com gestão de marcas.
“Essa integração entre academia e mercado é relevante para o desenvolvimento científico em uma área naturalmente mais aplicada, como o marketing”, conclui o professor. Segundo os gestores da startup, os modelos de medição ainda são muito tradicionais e não são realizados em tempo real com dados precisos. Assim, investimentos em marketing e branding às vezes são direcionados para áreas que são mais facilmente mensuráveis, como mídia paga, o que nem sempre dá bons índices em médio e longo prazo com as possibilidades existentes hoje no mercado digital.

Branding como produto
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de marcas de produtos ou serviços. O ponto que chama atenção na Purple Metrics é sua capacidade de transformar branding em produto. A maioria das empresas que trabalha com branding é do setor de serviços e os empreendedores compreenderam a necessidade de mensuração recorrente do valor da marca, principalmente para mercados B2B, ou seja, empresas que vendem serviços para outras empresas, algo que não existia no mercado.
A startup brasileira acabou de captar 1,2 milhão de dólares em rodada “pré-seed” (empresas em estágio inicial de atividades) de importantes fundos de investimento e foi qualificada como uma das 100 Startups to Watch 2023 em ranking organizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Revista Época Negócios, EloGroup e Innovc Edtech.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Purple Metrics gestão de marca branding