Feira Agro Centro-Oeste realizada na UFG em 2017

UFG lança projeto que une mercado e agricultura familiar

Em 06/11/23 11:55. Atualizada em 06/11/23 13:32.

Intenção é facilitar a integração entre escolas e produtores rurais no processo de aquisição de alimentos

Guilherme Oliveira
Kharen Stecca

A Universidade Federal de Goiás (UFG) deu início nesta segunda-feira (6/11) a um projeto em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que pretende mudar a forma como agricultores familiares se relacionam na hora da compra dos alimentos para escolas brasileiras e também com o Sistema S. O projeto Comercializa Goiás teve início com a assinatura do Termo de Execução Descentralizada, que oficializa a parceria com o MDA. A UFG, por meio da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), é executora do projeto, que propõe a criação de um sistema que facilite o processo de compra de alimentos para a alimentação escolar e também outro sistema que facilite a intermediação de compras de alimentos com o Sistema S. São duas frentes de trabalho diferentes, mas com um mesmo objetivo: facilitar o caminho para o escoamento da produção dos agricultores familiares.

Segundo o coordenador do projeto, o professor da FCT Maico Roriz, muitas vezes os produtores enfrentam dificuldades para acessar os editais de compra das escolas e as instituições educacionais também encaram obstáculos na hora de ranquear os projetos a serem priorizados e determinar quais agricultores devem ser contratados. "É nesse contexto que o aplicativo desempenha um papel crucial, proporcionando um encontro eficiente entre as duas partes", ressalta.

O aplicativo permitirá que os agricultores procurem as escolas da cidade de seu interesse, de acordo com o produto que desejam oferecer. Por meio do próprio aplicativo, eles poderão apresentar seus projetos de venda e um algoritmo específico realizará o ranqueamento com base em critérios de prioridade. "Essa abordagem traz transparência e eficiência à política pública de alimentação escolar, facilitando a comunicação e as transações entre os agricultores familiares e as escolas", afirma Maico.

No caso do Sistema S, mudam algumas questões sobre o formato de compra e ainda não ficou definido como será a ferramenta, mas a intenção é a mesma: facilitar a compra e venda de alimentos da agricultura familiar. O Sistema S utiliza essa compra em seus restaurantes, hotéis e cursos. Assim, o agricultor pode oferecer o seu produto e o sistema tem maior agilidade e qualidade na definição de seus fornecedores.

Leia também: Pesquisadores da UFG e outras instituições lançam Atlas da Agricultura Familiar em Goiás

assistente pnae

Proposta de tela inicial do aplicativo, com previsão de ser lançado em 2024 (Imagem: Projeto Comercializa Goiás)

Projeto-piloto
Participarão do projeto estudantes de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Agronomia. O valor do projeto financiado pelo MDA é de R$ 169 mil. A previsão é de que o projeto-piloto seja implantado no primeiro semestre de 2024 em duas cidades de Goiás e possa ser ampliado no segundo semestre.

O coordenador-geral de Abastecimento do MDA, Marcelo Scolari Gosch, ressalta que a articulação desta parceria foi feita a partir da Agro Centro-Oeste Familiar, que une diversas instituições goianas, entre elas a UFG. Ele explica que todo o trabalho será feito em diálogo com os agricultores familiares para atender essa necessidade do setor.