Palestra discute a ciência dos materiais bidimensionais em alta pressão
Professor Antonio Gomes Filho abordou o tema na 40ª Semana da Física da UFG
Texto: Ricardo Lima
Fotos: Carlos Siqueira
A ciência dos materiais bidimensionais em altas pressões foi o tema da palestra do professor Antônio Gomes Sousa Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizada na última quarta-feira (8/11) durante a 40ª Semana da Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na palestra o professor explicou que materiais bidimensionais, como o grafeno, se organizam em camadas e possuem propriedades interessantes quando submetidos a deformações.
Segundo ele, a espectroscopia Raman é uma técnica simples e eficaz para acessar, medir e interpretar as propriedades desses materiais. Ela utiliza a luz, ou fótons, para medir a interação com o sistema, fornecendo informações sobre o movimento atômico. "Uma grande vantagem de usar o laser na espectroscopia Raman é a sua sensibilidade, pois as vibrações dão acesso aos elétrons", pontuou.
Professor Antônio Gomes Sousa Filho (UFC), durante palestra intitulada "2D materials under high pressures"
Ele também discutiu como a pressão hidrostática é usada para modular as interações entre os materiais 2D e seus substratos e ambiente. A pressão é uma força sobre a área, e em altas pressões e altas temperaturas as forças de curto alcance são perturbadas, aumentando a densidade do material. "A alta pressão requer a imersão do sistema no líquido, transmitindo ao líquido a pressão hidrostática e permitindo a avaliação das propriedades", destacou.
Propósito e utilidade
O palestrante enfatizou o propósito de estudar a física em condições extremas, não necessariamente buscando utilidade, mas para encontrar significado. "Não buscamos utilidade, mas o significado do que queremos descobrir. A utilidade pode surgir depois, mas a própria busca já estimula pesquisas e descobertas". O professor argumentou com exemplos pontuais que a "boa ciência" não é necessariamente aquela que pode ser aplicada e que as aplicações aparecem naturalmente.
Público formado por estudantes e professores compareceu às palestras na programação da 40ª Semana da Física
Fonte: Secom UFG
Categorias: Ciências Exatas Ciências Naturais IF Semana da Física