Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Palestra materiais bidimensionais

Palestra discute a ciência dos materiais bidimensionais em alta pressão

Em 13/11/23 13:12. Atualizada em 13/11/23 16:05.

Professor Antonio Gomes Filho abordou o tema na 40ª Semana da Física da UFG

Texto: Ricardo Lima
Fotos: Carlos Siqueira

A ciência dos materiais bidimensionais em altas pressões foi o tema da palestra do professor Antônio Gomes Sousa Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizada na última quarta-feira (8/11) durante a 40ª Semana da Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na palestra o professor explicou que materiais bidimensionais, como o grafeno, se organizam em camadas e possuem propriedades interessantes quando submetidos a deformações.

Segundo ele, a espectroscopia Raman é uma técnica simples e eficaz para acessar, medir e interpretar as propriedades desses materiais. Ela utiliza a luz, ou fótons, para medir a interação com o sistema, fornecendo informações sobre o movimento atômico. "Uma grande vantagem de usar o laser na espectroscopia Raman é a sua sensibilidade, pois as vibrações dão acesso aos elétrons", pontuou.

 

Palestra materiais bidimensionais

Professor Antônio Gomes Sousa Filho (UFC), durante palestra intitulada "2D materials under high pressures"

 

Ele também discutiu como a pressão hidrostática é usada para modular as interações entre os materiais 2D e seus substratos e ambiente. A pressão é uma força sobre a área, e em altas pressões e altas temperaturas as forças de curto alcance são perturbadas, aumentando a densidade do material. "A alta pressão requer a imersão do sistema no líquido, transmitindo ao líquido a pressão hidrostática e permitindo a avaliação das propriedades", destacou.

Propósito e utilidade
O palestrante enfatizou o propósito de estudar a física em condições extremas, não necessariamente buscando utilidade, mas para encontrar significado. "Não buscamos utilidade, mas o significado do que queremos descobrir. A utilidade pode surgir depois, mas a própria busca já estimula pesquisas e descobertas". O professor argumentou com exemplos pontuais que a "boa ciência" não é necessariamente aquela que pode ser aplicada e que as aplicações aparecem naturalmente.

 

Palestra materiais bidimensionais

Público formado por estudantes e professores compareceu às palestras na programação da 40ª Semana da Física

Fonte: Secom UFG

Categorias: Ciências Exatas Ciências Naturais IF Semana da Física