Onda de calor

Mudanças climáticas desafiam a previsão do tempo

Em 13/11/23 15:59. Atualizada em 13/11/23 16:39.

Variação climática é provocada pelo aquecimento global e suas consequências, como a alteração no nível do mar

Texto: Jayme Leno
Fotos: Carlos Siqueira

O avanço tecnológico possibilita prognósticos cada vez mais acertados sobre o tempo e o clima. Entretanto, as mudanças climáticas têm desafiado essa previsão. O tema foi abordado pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Karla Maria Longo de Freitas e Saulo Ribeiro de Freitas, na última quinta-feira (9/11), durante a 40ª Semana da Física da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na palestra, a dupla de pesquisadores – egressos do curso de Física da UFG – apresentou uma breve explicação sobre a evolução dos equipamentos tecnológicos em relação à previsão do tempo nos centros operacionais, tendo como condição inicial a observação e a assimilação dos dados. Graças a esses avanços, hoje existem satélites e computadores que permitem diagnósticos mais precisos sobre o tempo e o clima.