Dióxido de carbono

Palestra aborda impactos da emissão de CO2 e propõe soluções sustentáveis

Em 06/12/23 08:56. Atualizada em 06/12/23 12:16.

Para mitigar os efeitos, carbono pode ser coletado e utilizado para outras finalidades

Jayme Leno

Os frequentes recordes de calor e desastres ambientais têm intensificado as discussões sobre a emergência climática. O tema foi abordado na última segunda-feira (4/12) no canal WebCiência IQ-UFG, do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, pelo professor Vinicius Tomazett, que falou sobre os impactos da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e as alternativas para sua utilização sustentável.

Vinicius pontuou que a Revolução Industrial, responsável por avanços tecnológicos, também deixou como herança o aumento significativo na emissão de CO2. Indústrias passaram a recorrer à queima de combustíveis em suas produções, contribuindo para o acúmulo desse gás na atmosfera. Ao longo do tempo, a disseminação global do CO2 resultou em inúmeras consequências ambientais, tornando-se uma preocupação central para cientistas em busca de soluções.

Leia também: UFG integra grupo internacional que monitora impactos das mudanças climáticas na saúde

O professor destacou que a concentração elevada de CO2 é responsável pelo aquecimento global, explicando as altas temperaturas recentes no planeta. Além disso, o gás é associado a mudanças climáticas abruptas, desastres naturais e ao conhecido efeito estufa.

Diante desse cenário, o palestrante enfatizou a urgência de reduzir a quantidade de CO2 no planeta, propondo ações sustentáveis adaptadas à realidade atual, considerando a interligação com questões econômicas. Informou ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) está atualmente empenhada em direcionar o desenvolvimento econômico de maneira mais equitativa, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Empresas desempenham um papel crucial nesse contexto, coletando e utilizando o CO2 de maneiras inovadoras. Exemplos incluem o armazenamento em tanques e o uso direto como solvente, na carbonatação de bebidas e em extintores de incêndio. O gás também é transformado de forma indireta em combustíveis, produtos químicos industriais como metanol, fertilizantes e materiais de construção, além de carbonatos inorgânicos.

Os webnários do IQ ocorrem todas as segundas-feiras, às 13h, no canal WebCiência IQ-UFG.

* Crédito da foto de capa: Thinkstock.

Categorias: Meio ambiente Ciências Naturais IQ