Pesquisadores indígenas Wauja fazem curadoria no Museu Antropológico

Em 08/12/23 13:00. Atualizada em 08/12/23 17:01.

Em duas semanas, indígenas do Alto Xingu trabalharam com artefatos de sua etnia

Texto: Carolina Melo
Foto: Mayara Monteiro (Museu Antropológico)

O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu cinco pesquisadores indígenas do Alto Xingu, que, de 20 de outubro a 1º de dezembro, desenvolveram um trabalho de curadoria e documentação museológica dos artefatos de seu povo Wauja. Ao todo, 35 peças de cerâmicas foram identificadas e algumas fotos detalhadas por Yakariwana Waura, Pere Tsiyayu Waura, Wajamani Waura, Kunapu Waura e Willis Kapulupi Yawalapiti Waura.

O trabalho está vinculado à ação de extensão "Práticas museológicas e trocas de saberes entre pesquisadores Wauja e profissionais do Museu Antropológico", criada para compôr o projeto internacional "Cultura material do Alto Xingu no passado, presente e futuro: documentação colaborativa de tradição multiétnica na Amazônia brasileira", coordenado por Carlos Fausto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio do Museu Britânico.

Projeto indígenas Museu Antropológico

Pesquisadores indígenas Wauja, do Alto Xingu, durante trabalho de curadoria no Museu Antropológico da UFG

Durante residência no Museu Antropológico, os indígenas puderam escolher quais objetos cerâmicos iriam fazer a leitura, assim como a identificação de fotos antigas. "No primeiro dia, nos apresentaram o espaço do museu e iniciamos o trabalho com as fotos. Conseguimos identificar lugares, aldeias e algumas pessoas que a gente ouvia falar pelos nossos avós. No segundo dia, identificamos os objetos cerâmicos, e observamos as flechas, cocar e máscaras. Depois iniciamos o trabalho de revisão dos documentos, faltava informações sobre os objetos e colocamos os nomes, inclusive na língua materna", conta Wajamani Waura, 28 anos, da aldeia Ulupuwene.

De acordo com a coordenadora de Museologia do MA, Mayara Domingues Monteiro, o trabalho envolveu "entrar na reserva técnica, fazer escolhas e movimentação de acervo, revisar, complementar ou criar documentação museológica, fotografar com qualidade de estúdio os objetos em diferentes ângulos, renomear os arquivos fotográficos, editar imagens, fazer upload das fotos e preencher metadados do acervo digital do MA".

Projeto indígenas Museu Antropológico

Um dos trabalhos envolveu a análise, identificação e catalogação de objetos em cerâmica do acervo do museu

Para Wajamani, foi um trabalho desafiador. "Foi difícil quando tínhamos que lidar com conhecimentos que não eram nossos, como medir a cerâmica, por exemplo. Depois fui pegando o jeito e foi muito bom ter acesso a outros conhecimentos. Pra mim, foi importante ajudar a complementar as informações sobre os objetos".

O pesquisador indígena observou que muitos dos objetos do Museu Antropológico estavam sem informação ou com nomes errados. "Isso para mim não é certo. Então foi muito importante fazer a identificação dos objetos. Pelo que vi, ainda faltam cerâmicas, cestaria, cocar e máscaras. Trabalhamos mais na parte das cerâmicas".

Para a museóloga Mayara Monteiro, outro resultado da parceria igualmente importante é a capacitação dos cinco pesquisadores indígenas. "A Associação da Aldeia Ulupuwene criou recentemente o Museu Indígena Ulupuwene, e essa capacitação dos jovens pode ajudar no desenvolvimento desse museu". A iniciativa também promoveu, segundo ela, "a ampliação, revisão e atualização da documentação, o intercâmbio entre os técnicos do museu e o povo Wauja, e a ampliação da relação interinstitucional".