Doação Iptsp

Iptsp recebe doação de equipamentos

Em 26/01/24 19:24. Atualizada em 26/01/24 19:26.

Aparelhos doados pela Anglo American são usados na identificação e ampliação de material genético

Da Redação, com informação de Marina Sousa (Iptsp)

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu a doação de dois equipamentos: um QuantStudio para PCR em tempo real (RT-PCR) e um KingFisher – Extrator de DNA e RNA.

Os aparelhos são usados para a identificação e a ampliação de material genético, e para a purificação de amostras, desempenhando um papel fundamental nos laboratórios da unidade. A doação foi feita pela Anglo American Níquel Brasil.

O RT-PCR foi instalado no Laboratório de Biologia Molecular e o Extrator de DNA, no Laboratório de Preparo de Amostras Biológicas do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs).

Abertos à comunidade acadêmica e externa, esses laboratórios são essenciais para o suporte a pesquisas e ao desenvolvimento tecnológico, contando com uma equipe técnico-científica altamente qualificada.

Leia também: Testes rápidos de hanseníase desenvolvidos pela UFG serão distribuídos pelo Ministério da Saúde

Doação Iptsp

Equipe do CMBiotecs e Anglo American celebram a assinatura do termo de doação (Foto: Letícia Lourencetti)

Parceria

A doação foi oficializada em um evento que contou com a presença do gerente-geral de Exploração da Anglo American, Rodrigo Martins, da coordenadora de Planejamento e Gestão da empresa, Mariana Antonov, além de autoridades da UFG, incluindo a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação, Fabíola Souza Fiaccadori, e a diretora do Iptsp, Flávia Aparecida de Oliveira.

A iniciativa fortalece a parceria entre a comunidade acadêmica e a mineradora, promovendo avanços científicos e tecnológicos significativos. Trata-se de um reconhecimento à importância do Iptsp na pesquisa e na resposta à pandemia de covid-19, especialmente pela atuação do Laboratório de Virologia e Cultivo Celular (LabVICC) no auxílio à Rede de Laboratórios de Suporte ao Diagnóstico da Infecção pelo SARS-CoV-2, criado na UFG e coordenado por Fabíola durante a pandemia.

A coordenadora do CMBiotecs, Elaine Jacob da Silva, destacou que os equipamentos doados vão ampliar a capacidade de atendimento e contribuir significativamente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O KingFisher, por exemplo, otimiza o tempo gasto para extrair o material genético, substituindo etapas manuais, além de padronizar o processo. A Anglo American também providenciou o treinamento da equipe técnica.