Janeiro Roxo

Projeto de extensão da FEN promove ações de combate à hanseníase

Em 05/02/24 14:40. Atualizada em 05/02/24 14:42.

Campanha Janeiro Roxo contou com atividades do projeto Vigihans (Que Mancha é Essa?)

Da Redação, com informações de Jéssica Santos

O projeto de extensão Vigihans (Que Mancha é Essa?), da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) dedicou-se a uma série de atividades voltadas à conscientização e combate à hanseníase dentro da campanha Janeiro Roxo. Nos dias 18 e 19 de janeiro, em Itapuranga (GO), foram realizadas capacitações destinadas aos profissionais de atenção primária.

As capacitações integraram as ações da campanha contra a hanseníase, visando aprimorar a capacidade de identificação de casos dermatoneurológicos da doença. O foco foi possibilitar diagnóstico e tratamento precoces, que desempenham um papel crucial na interrupção da cadeia de transmissão.

Em parceria com a prefeitura da cidade, o evento contou com a participação de 17 médicos e enfermeiros, além de 60 agentes comunitários de saúde. Adotando a metodologia ativa de simulação clínica, a ação buscou estimular a participação e aprimorar o aprendizado, contribuindo para superar o estigma muitas vezes associado à hanseníase.

Leia também: Testes rápidos de hanseníase desenvolvidos pela UFG serão distribuídos pelo Ministério da Saúde

Janeiro Roxo

Profissionais da atenção primária de Itapuranga participaram de capacitação do projeto (Foto: Divulgação)

Informação

A FEN, em colaboração com o Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Doenças Transmissíveis e Agravos à Saúde Humana (Necaih), também decorou suas instalações em apoio à campanha. A iniciativa teve como propósito despertar a curiosidade da comunidade sobre essa doença negligenciada, ampliando assim o debate em torno do tema.

A FEN também marcou presença no Seminário Nacional de Hanseníase, promovido pelo Ministério da Saúde em Brasília, nos dias 23 e 24 de janeiro. Com o tema "Compartilhando Desafios: Janeiro Roxo 2024 – Uma Jornada de Inclusão em Hanseníase", o evento buscou o compartilhamento de experiências, desafios e a promoção do debate alinhado à Estratégia Global de Hanseníase 2021-2030.

Durante o seminário, a professora da FEN Nayara Figueiredo apresentou o tema "Comunicar para prevenir e cuidar: desafios e estratégias na abordagem da hanseníase", explorando as principais formas de intervenção na doença através do uso de metodologias ativas de aprendizado.

Fonte: FEN

Categorias: Conscientização Saúde FEN Notícia 5