Fisiologia

Pesquisa destaca impacto do conhecimento prévio em fisiologia entre estudantes de Educação Física

Em 05/02/24 15:58. Atualizada em 05/02/24 15:59.

Não cursar ou reprovar em Fisiologia Humana pode atrapalhar desempenho em Fisiologia do Exercício

Da Redação, com informações da Fefd

Um estudo conduzido pela Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG) evidenciou a relevância do conhecimento em Fisiologia Humana para o desempenho acadêmico de estudantes de Educação Física na disciplina de Fisiologia do Exercício.

O artigo, intitulado "Investigating academic performance and perceptions of human physiology and exercise physiology courses among undergraduate students of physical education at a Brazilian public university" foi publicado na revista BMC Medical Education.

A pesquisa, que analisou retrospectivamente os históricos escolares de 311 estudantes de bacharelado em Educação Física no período de 2009 a 2022, dividiu os participantes em dois grupos. O primeiro grupo (n=212, 68,2%) consistia em estudantes que haviam previamente cursado e concluído com êxito a disciplina de Fisiologia Humana, enquanto o segundo grupo (n=99, 31.8%) era composto por aqueles que não tinham cursado ou que haviam reprovado em Fisiologia Humana.

Os resultados indicaram que os estudantes do segundo grupo apresentaram uma razão de prevalência (PR) 2,37 vezes maior de reprovação na disciplina de Fisiologia do Exercício em comparação com seus colegas do primeiro grupo. Isso sublinha a importância de estabelecer a Fisiologia Humana como pré-requisito para o curso de bacharelado em Educação Física, visando melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Percepções

O estudo também abordou as percepções dos estudantes sobre as disciplinas de Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício. A maioria dos participantes destacou a complexidade dessas disciplinas (58,2% e 64,2%, respectivamente) e reconheceu a importância fundamental para a prática profissional (59,7% e 85,1%, respectivamente).

A pesquisa foi fruto de uma colaboração entre pesquisadores de diversas instituições, incluindo a UFG, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a University of Zurich, com apoio e colaboração da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFG.

Assinam o artigo os seguintes pesquisadores da Fefd: Mila Alves Matos Rodrigues, Rizia Rocha Silva, João Victor Rosa de Freitas, Paulo Gentil, Carlos Alexandre Vieira, Mário Hebling Campos, Gustavo de Conti Teixeira Costa e Claudio Andre Barbosa de Lira. Também participou a pesquisadora Ana Cristina Silva Rebelo, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

O artigo completo pode ser acessado aqui.

* Crédito da foto de capa: kjpargeter (Freepik).

Fonte: Fefd

Categorias: FEFD Ciências Naturais destaque