Estiagem no Lago do Puraquequara em Manaus  (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real)

Pesquisa inédita avalia consequências globais da seca extrema

Em 16/02/24 13:43. Atualizada em 28/02/24 16:23.

100 regiões de seis continentes foram acompanhadas; redução no crescimento de plantas é de cerca de 35%

Carolina Melo

Com o aquecimento global e a maior sensação de calor no cotidiano, a crise climática se tornou evidente. As previsões não são otimistas e apresentam cenários em que diversas partes do planeta tendem a enfrentar com maior frequência as secas extremas de curto prazo, consideradas raras por ocorrerem uma vez a cada 100 anos.

Um estudo inédito, padronizado em escala global, e realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliou as possíveis consequências ecológicas desse fenômeno, que pode se tornar cada vez mais comum. De acordo com os resultados, a escassez extrema de chuva pode reduzir o crescimento das plantas acima do solo, em campos e pastagens, em cerca de 35%, em média.

"Isso significa que o efeito negativo das secas extremas na produtividade do solo foi 60% mais grave do que o reportado até agora na literatura. Estudos anteriores estimavam uma redução no crescimento das plantas de 12,6% a 19% e nós mostramos que esses valores podem chegar a mais de 42% em alguns locais mais secos, com redução de 34,5% na média global", explica o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, Marcus Cianciaruso, um dos autores do estudo. "Os impactos globais foram subestimados", afirma.

O estudo, liderado por duas pesquisadoras da Universidade do Estado do Colorado (EUA), envolveu mais de 170 pesquisadores que fazem parte da Rede Internacional Drought Net e acompanhou a resposta de 100 regiões localizadas em seis continentes, ficando de fora somente a Antártica. "O experimento foi padronizado. Todas as regiões fizeram a simulação de seca seguindo o mesmo protocolo, ou seja, uma metodologia comum", explica Marcus.

Leia também: UFG integra grupo internacional que monitora impactos das mudanças climáticas na saúde

Parque Nacional das Emas

Cerrado sofreu mais impacto com a seca extrema do que outras regiões do Brasil (Foto: Luciano Thomazelli)

Seca extrema

A seca extrema foi definida como aquela equivalente à precipitação registrada no ano mais seco dos últimos 100 anos dos respectivos locais estudados. Em 44 regiões foram simulados os eventos historicamente extremos de falta de chuva, durante pelo menos uma estação de crescimento completa, ou seja, um ano. Em 56 locais foram projetadas secas menos severas, que correspondem à variabilidade natural das chuvas durante o ano. O objetivo foi medir a produtividade primária, que diz respeito à capacidade da vegetação crescer acima do solo e produzir biomassa por meio da fotossíntese.

Para os locais que sofreram secas extremas, a produtividade foi reduzida em cerca de 35% em média. Em vegetações campestres o crescimento das plantas foi mais impactado do que em vegetações arbustivas, com reduções na produção primária de cerca de 38% e 21% respectivamente. Já nas regiões onde se projetou secas menos severas, consideradas normais, o crescimento das plantas acima do solo foi suprimido em 21%, sem grandes variações em relação ao ecossistema. De acordo com o estudo, a redução da produtividade primária "foi maior em ecossistemas mais secos e com menos espécies de plantas", sendo esses locais "mais vulneráveis ​​à seca extrema".

As vegetações campestres, de acordo com o estudo, cobrem mais de 40% da superfície terrestre livre de gelo, são encontradas em todas as regiões do globo e armazenam mais de 30% do estoque mundial de carbono. "É a primeira vez que um esforço dessa magnitude é realizado para entender o efeito das secas na produtividade de ecossistemas campestres. Isso destaca a importância da colaboração internacional e dos esforços globais de pesquisa para o avanço do conhecimento científico", afirma o professor da UFG.