Suplemento

Uso de suplementos alimentares sem orientação profissional é comum entre atletas, revela estudo da UFG

Em 27/02/24 16:48. Atualizada em 28/02/24 19:16.

A maioria dos triatletas ouvidos disse usar suplementos, mas 25% admitiu não ter aconselhamento de nutricionista

Da Redação, com informações da Fefd

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG) traz à tona preocupações sobre o uso de suplementos alimentares sem a devida orientação profissional. O estudo ouviu 724 triatletas amadores do gênero masculino e revelou que cerca de 90% deles admitiram fazer uso de pelo menos um tipo de suplemento em sua dieta.

Os dados, no entanto, destacam uma lacuna preocupante: aproximadamente 25% dos entrevistados não receberam aconselhamento de um nutricionista profissional sobre o uso desses suplementos. Isso levanta questões importantes sobre a segurança e a eficácia desses produtos quando consumidos sem supervisão adequada.

O estudo, publicado na revista científica internacional BMC Research Notes, é resultado do trabalho de iniciação científica realizado por Vinnycius Nunes de Oliveira em sua graduação em Educação Física na UFG, sob orientação do professor Claudio Lira. Atualmente, Vinnycius é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG.

Os resultados da pesquisa também evidenciam a necessidade de uma abordagem mais responsável e informada por parte dos profissionais de saúde, especialmente nutricionistas, para garantir a segurança e a eficácia do uso de suplementos alimentares no contexto esportivo.

Leia também: Pesquisador da UFG utiliza bicarbonato de sódio para avaliar desempenho de jogadores de futebol

Suplemento

Pesquisa levanta questões sobre segurança de suplementos usados sem supervisão (Foto: dolgachov/123rf.com)

Triatlo

O triatlo, esporte de longa duração que combina natação, ciclismo e corrida, demanda um alto nível de condicionamento físico, especialmente aeróbio. No entanto, além do preparo físico, aspectos como a nutrição desempenham um papel fundamental para o sucesso dos atletas nesse esporte.

Claudio destaca a importância da pesquisa diante do uso indiscriminado e muitas vezes não orientado de suplementos alimentares por parte dos praticantes de atividades físicas. Ele ressalta também a importância do Programa de Iniciação à Pesquisa como uma ferramenta essencial para a formação acadêmica dos estudantes.

Também assinam o artigo pesquisadores das Universidades Federais de São Paulo (Unifesp) e do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Zurique, na Suíça.

Acesse aqui o artigo "Prevalence of dietary supplement use among male Brazilian recreational triathletes: a cross-sectional study".

Fonte: Fefd

Categorias: Esporte Saúde FEFD destaque