Palestra Face

O papel da cultura na integração de imigrantes

Em 04/03/24 13:39. Atualizada em 06/03/24 08:57.

Evento aborda aspectos a serem considerados por pesquisadores e gestores públicos na abordagem da questão migratória

Texto: Ricardo Lima
Fotos: Evelyn Parreira

O encontro de diferentes culturas pode criar espaços de estranhamento e hibridismo. Por isso, segundo a professora Lucienne Martins Borges, da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, estratégias como o uso de intérpretes e a contextualização histórica das experiências dos participantes em pesquisas são essenciais como ferramentas de trabalho para pesquisadores e formuladores de políticas públicas.

O tema foi abordado na palestra "O papel da cultura no processo de integração de imigrantes: aspectos a serem considerados em pesquisas acadêmicas e na formulação de políticas públicas", ministrada na última quinta-feira (29/2) na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Aprendizagem nas Organizações (GPAO), pelo Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei), pelo Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (Cepasp) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM).