Simples e Fácil

UFG participa de projeto que usa IA para simplificar “juridiquês”

Em 07/03/24 16:36. Atualizada em 07/03/24 16:37.

Batizada de "Simples e Fácil", ferramenta implementada pelo TJGO facilita a compreensão de processos

Da Redação, com informações do TJGO

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é parceira do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no projeto-piloto de uma ferramenta de inteligência artificial para tornar as decisões judiciais mais fáceis de entender. A ferramenta, chamada "Simples e Fácil", foi lançada na última quinta-feira (29/2).

O objetivo da parceria é simplificar a comunicação da Justiça com a sociedade, facilitando assim a compreensão dos julgamentos e aproximando o Judiciário da população. O programa de simplificação dos termos jurídicos – o chamado "juridiquês" – segue as diretrizes do Pacto pela Linguagem Simples no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O projeto-piloto está atualmente disponível nos processos das varas de família. Além de destacar as informações importantes do processo, a ferramenta apresenta alternativas a termos técnicos. Por exemplo, depois da palavra "aferida", a ferramenta coloca entre parênteses e em caixa alta a palavra "verificada". O mesmo ocorre depois da palavra "emolumentos", simplificada com a palavra "taxas".