capa várzea

Um sexto da diversidade de árvores da Amazônia depende de áreas de várzea

Em 18/03/24 16:45. Atualizada em 18/03/24 16:52.

Estudo publicado na Nature Ecology & Evolution destaca necessidade de conservação da bacia amazônica

Luiz Felipe Fernandes

As várzeas amazônicas, reconhecidas como o sistema de planícies aluviais mais extenso e biodiverso do planeta, desempenham um papel fundamental na manutenção da integridade ecológica da região. No entanto, mudanças nos regimes de inundação causadas por atividades humanas e alterações climáticas estão começando a remodelar essas comunidades vegetais e a afetar as funções ecossistêmicas vitais que elas sustentam.

Um novo estudo realizado por cientistas de diversas instituições de pesquisa de todo o mundo, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG), traz à luz a importância das várzeas na conservação da biodiversidade amazônica. De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Nature Ecology & Evolution, aproximadamente um sexto de todas as espécies de árvores da Amazônia apresenta especialização ecológica para viver nas planícies aluviais.

O professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPG CIAMB) da UFG, Edgardo Latrubesse, que integra o grupo de pesquisadores, destaca a necessidade de ampliar a compreensão sobre essas áreas. O professor contribuiu com as análises hidrofísicas e hidrogeomofológicas dos sistemas de várzea realizadas na pesquisa.

"O sistema de várzea da Amazônia é o maior e mais biodiverso da Terra. Embora as florestas sejam cruciais para a integridade ecológica das planícies aluviais, a nossa compreensão da composição de suas espécies pode diferir entre tipos de floresta circundantes e o nosso entendimento sobre esses aspectos ainda é muito limitado, especialmente por causa da mudança dos regimes de inundação", explica.

Leia também: UFG participa do maior estudo já realizado no Brasil sobre poluição por microplásticos nas regiões costeiras

Imagem artigo

Mapeamento mostra áreas de terra firma, várzea e igapó na região amazônica (Imagem: Reprodução)

O que são várzeas?

Planícies de inundação, também conhecidas como várzeas, são terrenos situados à margem de um curso d'água que inundam durante as cheias. Quando a água volta ao seu curso normal, deixa para trás um solo úmido e cheio de nutrientes, daí sua importância.

O estudo publicado recentemente utilizou dados de 1.705 parcelas de inventário arbóreo da Rede de Diversidade de Árvores da Amazônia, com informações sobre a composição e a especialização das espécies de árvores em várzeas em toda a região amazônica. A análise revelou que, embora a maioria das espécies de árvores possa habitar essas áreas, um grupo significativo delas é ecologicamente especializado em viver nas condições únicas oferecidas pelas várzeas.

Além de ressaltar a rica biodiversidade da Amazônia, a pesquisa também destaca a necessidade de conservar a integridade hidrológica de toda a bacia amazônica. À medida que as ameaças às planícies aluviais aumentam, os pesquisadores enfatizam a importância de estratégias de conservação que protejam essas áreas e as espécies que delas dependem.

Acesse aqui o estudo "One sixth of Amazonian tree diversity is dependent on river floodplains".

* Foto de capa: Peter Schoen.

Categorias: Meio ambiente Ciências Naturais ICB