Pint of Science

Confira a programação do Pint of Science em Goiânia

Em 10/05/24 15:45. Atualizada em 14/05/24 15:56.

Festival de divulgação científica ocorre de 13 a 15 de maio no Rock Uai Bar e no Public 36

Luana Borges

Rodas de conversa entre amigos, garçons que descem bebidas geladas, música ao fundo, ruído de gente que fala alto e petiscos no centro da mesa. Isso combina com um papo sobre ciência? É por acreditar que sim que um grupo de pesquisadoras e de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) aderiu à edição de 2024 do Pint of Science. O evento vai ocorrer em Goiânia entre os dias 13 e 15 de maio. O projeto é internacional e ocorre simultaneamente em diversos países do mundo.

A iniciativa tem o propósito de difundir o conhecimento científico de forma simples, dialogada e prazerosa no ambiente do botequim. E não é preciso ser nerd para entrar no bate-papo: basta chegar no Rock Uai Bar e Pub, no Setor Nova Suíça, e no Public 36 Rock Bar, no Setor Marista, para conferir as atividades, que vão começar a partir das 19h. Haverá sorteio de brindes, além de discotecagem e música ao vivo após as apresentações dos cientistas.

Em Goiânia, o público poderá conferir – regado a música, bebida e petiscos – temas como inteligência artificial, música brasileira, poesia encenada, computação quântica e melhorias proteicas na alimentação. Além disso, os cientistas vão demonstrar como a ciência pode ajudar no gerenciamento do lixo cotidiano, com a transformação desses resíduos em recursos.

Leia também: Conheça o professor da UFG que tem feito sucesso nas redes com ciência e bom humor

Pint of Science

Happy hour da ciência: divulgação científica descontraída é a marca do Pint of Science (Foto: Divulgação)

Ciência aos goianos

Na UFG o evento está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e da Secretaria de Comunicação (Secom). Para o pró-reitor da área, Felipe Terra Martins, o Pint of Science é uma forma de se desenvolver uma cultura propícia à curiosidade científica. "A gente quer transformar a ciência, e o métier da universidade, numa cultura da sociedade. Esse evento é uma oportunidade ímpar para chamar novos interessados – estes que estão ocasionalmente no barzinho – para cursar a pós-graduação, atraindo novos cientistas".

Na rota brasileira

Em 2024, o Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do Pint of Science: 179 municípios de todas as regiões. "Em um mundo pós-covid, a importância de discutir ciência se torna fundamental. A pandemia destacou a necessidade urgente de compreensão científica, informação precisa e colaboração global”, pondera o coordenador nacional do evento, Luiz Gustavo de Almeida, que é doutor em Microbiologia.

No ano passado, participaram 120 cidades. Para Almeida, o acréscimo de 41 municípios demonstra o nível de comprometimento com a divulgação científica de forma divertida e prazerosa. A expectativa é de que cerca de 25 mil pessoas participem do evento, que tem coordenação regional, no âmbito do Centro-Oeste, de Eduardo Bessa, da Universidade de Brasília (UnB).

Pint Of Science UFG – Goiânia
Data: 13 a 15 de maio de 2024
Locais: Rock Uai Bar e Public 36 Rock Bar
Endereços:
- Rock Uai Bar e Pub: Avenida C-171, Qd. 604, Lt. 15, Setor Nova Suíça
- Public 36 Rock Bar: Rua 36, nº 354, Setor Marista

Local: Public 36 Rock Bar
13 de maio de 2024 (segunda-feira)
Tema: Da picanha do gado curraleiro ao whey protein: que proteína é essa?
Professora Maria Clorinda Soares Fioravanti – Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG
Professora Cristiane Cominetti – Faculdade de Nutrição (Fanut) da UFG
Música: DJ Hudson Amaral

14 de maio de 2024 (terça-feira)