Manejo florestal

Estudantes de Engenharia Florestal da UFG se capacitam com ganhador do Nobel da Paz

Em 13/05/24 15:42. Atualizada em 13/05/24 15:43.

Capacitação em manejo florestal foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus

Da Redação, com informações de Elias Roberto de Souza

Durante os dias 3 a 10 de maio, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás (UFG) participou de uma capacitação especializada em manejo florestal, promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em sua base de manejo florestal, em Manaus (AM).

A iniciativa, idealizada e liderada pelo pesquisador Niro Higuchi (Inpa) e organizada pela professora Sybelle Barreira (UFG), proporcionou aos estudantes uma imersão no tema "Manejo florestal e mitigação dos efeitos da mudança do clima". Niro Higuchi é um dos cientistas que integrou o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) e foi um dos agraciados com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. O professor também foi condecorado pelo governo do Japão com a Ordem do Sol Nascente.

Interação e networking foram os destaques do evento, que contou ainda com estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudantes de pós-graduação do Inpa e pesquisadores da instituição. A capacitação abordou tanto os fundamentos teóricos quanto as aplicações práticas do manejo florestal, explorando temas como a mudança do clima na atualidade, a dinâmica da floresta amazônica, a ecofisiologia e a ligação entre mudança climática e conservação florestal.

Manejo florestal

Estudantes da UFG participam de atividade de campo sobre manejo florestal em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte: EA

Categorias: Meio ambiente Ciências Naturais EA