Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
HQ

Professor e técnica da UFG vencem I Prêmio do Quadrinho Goiano

Em 21/05/24 14:49. Atualizada em 27/05/24 15:20.

Edgar Franco e Cátia Ana foram premiados como Mestre e Mestra do Quadrinho Goiano

Luiz Felipe Fernandes

O professor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Edgar Franco (Ciberpajé), e a servidora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cátia Ana, foram contemplados nas categorias Mestre e Mestra do Quadrinho Goiano na primeira edição do Prêmio do Quadrinho Goiano, promovido pela Associação Anápolis HQ com apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A solenidade foi realizada no dia 19 de maio no evento X Fantasy, em Anápolis.

"Para mim é uma emoção especial receber este prêmio, que legitima minha trajetória de 16 anos no amado estado de Goiás, promovendo a linguagem das histórias em quadrinhos, como artista, pesquisador e professor, incentivando a criação e investigação de HQs em minhas disciplinas pioneiras na FAV e também orientando pesquisas de TCC, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG", comemora o professor.

Edgar também coordena o Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER, que se propõe a pensar processos criativos de quadrinhos e narrativas transmídia e tem levado a produção artística de seus integrantes a diversos eventos estaduais e nacionais. "Depois de ser reconhecido nacionalmente com o Troféu Angelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional, em 2022, é uma honra receber agora o reconhecimento do estado que adotei como meu", celebra.

 

Leia também: Pesquisa da UFG destaca potencial das HQs no ensino do inglês

 

HQ

Reconhecimento: Edgar Franco e Cátia Ana, da UFG, foram eleitos Mestre e Mestra do Quadrinho Goiano (Fotos: Arquivo Pessoal)

 

Já Cátia, além de programadora visual da UFG, é graduada em Artes e Visuais e mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) pela instituição. Sua dissertação, intitulada "O tempo multidimensional nos quadrinhos: um estudo das estratégias narrativas em Here, de Richard McGuire", recebeu em 2020 o Prêmio HQMIX na categoria mestrado.

Segundo a Associação Anápolis HQ, a criação do Prêmio do Quadrinho Goiano tem como objetivo valorizar os quadrinistas que atuam no estado, reconhecendo aqueles que contribuem para o crescimento desse meio. Na primeira edição o projeto premiou mestre e mestra do quadrinho goiano e artista revelação.

Fonte: Secom UFG

Categorias: HQ Arte e Cultura fav BC