Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Grimório das 4 Luas

Livro destaca o sagrado feminino nas HQs poético-filosóficas

Em 27/05/24 15:21. Atualizada em 27/05/24 15:21.

Grimório das 4 Luas é fruto de pesquisa de mestrado da UFG e está disponível gratuitamente

Da Redação

O sagrado feminino nas Histórias em Quadrinhos (HQs) poético-filosóficas é o tema do livro Grimório das 4 Luas, de Rachel Santos. A obra, lançada pela Editora Marca de Fantasia e disponível gratuitamente, é resultado da pesquisa de mestrado da autora, realizada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual.

O livro discute a representação do feminino e do sagrado feminino nas HQs, destacando o trabalho de autores como Edgar Franco (Ciberpajé), Gazy Andraus e Danielle Barros. Inspirada pelos trabalhos de Danielle, Rachel se aprofundou nas características do sagrado feminino presente no gênero poético-filosófico, que se desdobrou na produção da HQ autoral Grimório das 4 Luas, que está presente no livro.

A HQ acompanha a jornada de uma personagem principal em quatro reencarnações diferentes, cada uma ambientada em diferentes contextos culturais, temporais e geográficos da história do Brasil. Cada reencarnação é ligada a um arquétipo do sagrado feminino e a uma fase do ciclo lunar, celebrando a diversidade cultural brasileira e destacando o protagonismo feminino negro, indígena e camponês.

 

Leia também: Professor e técnica da UFG vencem I Prêmio do Quadrinho Goiano

 

Grimório das 4 Luas

Trecho da HQ autoral Grimório das 4 Luas, incluída no livro: obra acompanha a jornada da personagem em quatro reencarnações (Imagem: Reprodução)

 

Pandemia

Iniciada durante a pandemia de covid-19, a pesquisa de Rachel foi influenciada pelo isolamento social, exigindo novas abordagens e metodologias para a produção de conhecimento. Além da contribuição para o campo dos estudos sobre quadrinhos, o estudo reforça a importância das narrativas autorais com forte presença de figuras femininas.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Arte e Cultura fav