Prêmio Lush

Pesquisa da UFG vence prêmio que incentiva alternativas ao uso de animais em pesquisa

Em 29/05/24 12:40. Atualizada em 03/06/24 13:16.

Mestranda Lauren Dalat (PPGCF) apresentou um projeto para a substituição de animais em testes de cosméticos

William Correia

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Goiás (PPGCF/UFG), Lauren Dalat, foi premiada no Prêmio Lush 2024, na categoria Jovem Pesquisador. O evento foi realizado em Londres no dia 21 de maio e tem o objetivo de valorizar, a cada dois anos, ações e pesquisas que buscam eliminar ou substituir os modelos animais em testes de laboratório.

Intitulado "Plataforma multiórgãos em chip para triagem de teratogenicidade humana de cosméticos", o projeto de Laura foi o selecionado dentre outros 14, de diversas partes do mundo. O trabalho da pesquisadora já havia sido reconhecido no final do ano passado, durante o I Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos ao Uso de Animais na Pesquisa e no Ensino (CBMAlt).

Os resultados então apresentados indicaram o potencial uso de células-tronco humanas para o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas (NAMs), com destaque para a identificação de compostos teratogênicos – relativos a substâncias ou agentes capazes de provocar malformações congênitas em um embrião ou feto em desenvolvimento. Em outras palavras, as descobertas podem ajudar a substituir o uso de animais nesse tipo de teste.

A novidade apresentada no Prêmio Lush é a incorporação desses conhecimentos em um sistema microfisiológico que combina um modelo de pele 3D reconstruído e componentes derivados de células-tronco dentárias. Tal arranjo poderá permitir a investigação dos potenciais efeitos teratogênicos quando exposto a cosméticos aplicados diretamente sobre a pele, em cenários mais realistas.

Para Lauren, o modelo pode suprir a carência por métodos in vitro que avaliem a teratogenicidade em produtos cosméticos disponíveis no Brasil. "Atualmente, a metodologia padrão-ouro para este desfecho, a OECD 414, é laboriosa, cara, eticamente questionável, uma vez que utiliza em média mil animais por experimento, e pode não reproduzir com acurácia respostas humanas", afirma.

O trabalho premiado é a base do projeto que deve ser ampliado na etapa de doutorado da pesquisadora. A finalidade, conforme explica Dalat, "é desenvolver um modelo mais realista, considerando o cenário de exposição, para avaliar o desenvolvimento mesenquimal precoce humano usando um sistema fisiologicamente relevante. O plano é associá-lo à pele humana, que é a principal via de exposição aos cosméticos".

A mestranda da UFG, que tem 25 anos, ainda manifestou orgulho por representar as pesquisadoras latino-americanas e ser uma inspiração para outras jovens que estão iniciando sua trajetória na pesquisa. "Quero dizer que a ciência é para vocês, tanto no Brasil como no exterior. Mantenham seus sonhos vivos até que eles se tornem realidade", disse em uma de suas redes sociais.

A cerimônia do Prêmio Lush 2024 prestigiou, ao todo, 14 projetos, organizações e cientistas de nove países, com a distribuição de 250 mil libras esterlinas. Por vencer em sua categoria, Dalat fez jus a um fundo de aproximadamente R$ 66 mil na cotação atual. A ideia é que os recursos subsidiem a continuidade de estudos ou projetos que contribuam para o fim dos testes em animais.

Leia também: Pesquisa da UFG abre novas perspectivas para tratamento de doenças pulmonares

Prêmio Lush

Reconhecimento: Lauren Dalat na cerimônia de entrega do Prêmio Lush 2024, em Londres (Foto: Divulgação)

Histórico exitoso

Não é a primeira vez que um pesquisador da UFG recebe o título nessa categoria. Em 2022, o então estudante Artur Christian Garcia da Silva, que fazia doutorado no PPGCF, foi agraciado por seus estudos envolvendo um modelo chamado lung-on-a-chip-model, que permite estudar células humanas e suas possíveis interações, auxiliando na compreensão da resposta às alergias induzidas por produtos químicos.

Já em 2017, outro doutorando do PPGCF, Renato Ivan, levou o prêmio pelo desenvolvimento de uma plataforma para avaliação do potencial alergênico de misturas da "vida real", com ênfase em produtos naturais de tintura capilar contendo henna. Lauren, Artur e Renato têm em comum a passagem pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro (Tox In), que fica no Centro de Pesquisas LIFE, localizado dentro do Parque Tecnológico Samambaia (PTS) da UFG.

A atuação da unidade coordenada pela professora Marize Campos Valadares, da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, orientadora de Dalat e dos demais premiados, já rendeu reconhecimento ao próprio grupo de estudos. Em 2018, o Tox In venceu a categoria Treinamento e Educação do Prêmio Lush, com o projeto intitulado "Disseminando métodos alternativos no Brasil e na América do Sul: educação e treinamento para a substituição de animais na Ciência".

Fonte: PRPI

Categorias: Prêmio Lush Ciências Naturais FF