Kamila

Pesquisa da UFG abre novas perspectivas para tratamento de doenças pulmonares

Em 24/01/24 15:09. Atualizada em 24/01/24 15:29.

Trabalho desenvolvido no FarmaTec recebeu o prêmio de tese da Academia Nacional de Farmácia da França

Luiz Felipe Fernandes

A nanotecnologia farmacêutica é um campo da ciência que lida com o desenvolvimento e o uso de materiais extremamente pequenos para criar novas maneiras de tratar e diagnosticar doenças, tornando os tratamentos mais precisos, eficazes e com menos efeitos colaterais.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), uma frente de pesquisa nessa área tem aberto perspectivas promissoras para a utilização dessas nanopartículas para o tratamento de doenças pulmonares.

Um dos resultados mais recentes foi obtido com a pesquisa de doutorado de Kamila Bohne Japiassú, realizada no Programa de Pós-Graduação em Nanotecnologia Farmacêutica (PPGNanofarma).

Kamila trabalhou no desenvolvimento de nanopartículas especialmente desenhadas para chegar até células específicas do pulmão. Com esse direcionamento, os nanomedicamentos são promissores para reduzir a produção de substâncias que causam inflamação no órgão.

A pesquisa foi feita sob a orientação da professora Eliana Martins Lima, do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos (FarmaTec) da UFG, e do professor Elias Fattal, da Universidade de Paris-Saclay.

O trabalho foi reconhecido com o prêmio de tese 2023 da Academia Nacional de Farmácia da França, entregue no início deste mês em solenidade em Paris. Além disso, Kamila segue sua trajetória na ciência como chefe de projetos clínicos na Divisão de Pesquisa e Inovação do Grupo L'Oréal, na capital francesa.