O eletrizante mundo da Física

Em 04/07/24 11:38. Atualizada em 04/07/24 11:42.

O Show da Física explica conceitos básicos de forma simples e divertida

Jayme Leno

Você sabia que o toque pode transmitir corrente elétrica? Essa foi uma das demonstrações feitas pelo professor Gilberto Antônio Tavares para explicar as curiosidades sobre as correntes elétricas, na última quarta-feira (3/7).

Ministrada no auditório do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF/UFG), a atração fez parte da programação da XV Escola da Física, que ocorre desde o início da semana no intuito de aproximar os alunos do ensino médio ao mundo da Física e das ciências contemporâneas.

Leia também: Ciência alegre, sem perder o rigor

Show da Física

Professor Gilberto Antônio Tavares, do IF/UFG, realiza demonstração com estudantes (Fotos: Jayme Leno)

Intitulado O Show da Física, a apresentação foi literalmente um espetáculo, onde foi apresentada como a eletricidade funciona, de uma forma simples, direta e interativa. Com anos de experiência em ensino e pesquisa, o professor Gilberto é conhecido por sua habilidade em tornar conceitos complexos simples e acessíveis para todas as idades.

Em sua apresentação interativa, ele explorou como carga negativa e positiva se relacionam, por meio de experimentos simples usando um canudo plástico.

Show da Física

Interatividade: estudante participa de um dos experimentos sobre condução de corrente elétrica

Durante as demonstrações, ele convidou o público a participar e experimentar os princípios fundamentais da Física. Entre as demonstrações estiveram a atração que o campo magnético exerce sobre qualquer objeto que se aproxime, efeitos luminoso e auditivo provocados pelas correntes elétricas, e como o corpo humano conduz e "rouba" eletricidade.

Além das demonstrações práticas sobre eletricidade, o professor destacou a importância da preservação dos recursos hídricos, pois são eles os responsáveis por grande parte da produção de eletricidade.

Categorias: divulgação científica Ciências Naturais IF