Biologia Molecular

Evento internacional reúne pesquisadores em genética e biologia molecular de fungos

Em 08/07/24 13:39. Atualizada em 08/07/24 13:46.

Cerca de 100 pessoas participaram do simpósio, que foi realizado pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFG

Biologia Molecular

Participantes e premiados no 1º Symposium on Fungal Genetics and Biology (SFGB), realizado na UFG em junho (Fotos: Divulgação)

Da Redação

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estratégias de Interação Patógeno Hospedeiro (INCT-IPH) sediaram, nos dias 17 e 18 de junho, o 1º Symposium on Fungal Genetics and Biology (SFGB). O evento internacional, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), reuniu cerca de 100 participantes, incluindo estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e importantes pesquisadores do campo da Genética e da Biologia Molecular de fungos do Brasil e do exterior.

O evento contou com a presença dos professores visitantes internacionais Hubertus Haas (Medizinische Universität Innsbruck, Áustria), Matthias Brock (University of Nottingham, Reino Unido) e Orville Hernandez Ruíz (Universidad de Antioquia, Colômbia), cujas palestras e contribuições enriqueceram o simpósio e as discussões. Os pesquisadores permaneceram por uma semana em Goiânia e, adicionalmente à participação no SFGB, realizaram visitas técnicas no Laboratório de Biologia Molecular do ICB/UFG, na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da UFG, onde puderam interagir com pesquisadores e estudantes, conhecer projetos colaborativos em andamento, bem como as potencialidades e infraestrutura das duas instituições. É importante destacar que professores da UEG são parceiros ativos nos projetos financiados pela Fapeg (editais de pesquisador visitante e a realização de eventos científicos).