Fake news capa

Ferramenta desenvolvida pela UFG irá combater fake news nas eleições

Em 16/07/24 09:47. Atualizada em 16/07/24 09:48.

Programa desenvolvido pelo Instituto de Informática utiliza inteligência artificial para analisar publicações

Jayme Leno

Com o avanço tecnológico, está cada vez mais difícil identificar o que é real ou falso. Pensando nisso, o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) se uniram para desenvolver uma ferramenta para combater notícias falsas. O sistema visa proporcionar ferramentas computacionais para uma análise robusta e rápida das publicações durante as eleições municipais deste ano.

Idealizado em 2023, um projeto pioneiro, coordenado pelo diretor do INF, professor Eliomar Araújo de Lima, teve início com a parceria firmada junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), culminando com o desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) de checagem semi-automática de fake news.

Diante do iminente pleito municipal, ganhou impulso o interesse do órgão eleitoral em utilizar a tecnologia de ponta para enfrentar o desafio das informações nas redes sociais. Em fase de desenvolvimento, a ferramenta utilizará de IA para examinar automaticamente publicações suspeitas de sites, blogs e redes sociais. O conteúdo será analisado e classificado com base em um sistema de pontuação que indica a probabilidade de ser verdadeiro ou falso.

A primeira versão será lançada durante as eleições municipais deste ano, como um projeto-piloto, a ser utilizado pelos peritos do TRE-GO. A previsão é lançar a segunda versão até o fim do ano para acesso para a população em geral.

"A parceria com o TRE-GO permitirá não apenas monitorar e combater a disseminação de desinformação, mas também coletar dados cruciais para aprimorar continuamente nossa ferramenta", explica o professor Eliomar.