Mosquito dengue

Pesquisadores alertam para os impactos econômicos da dengue

Em 19/07/24 12:46. Atualizada em 07/08/24 13:03.

Debate foi levantado na revista Science e conta com a autoria do professor da UFG, Claudio Lira

Carolina Melo

O ano de 2024 bateu o recorde de casos de dengue no Brasil. Somente no primeiro semestre, o país ultrapassou 6 milhões de casos. Para se ter ideia, 2015 detinha a maior taxa de infecção, com 1,7 milhões de casos.

O professor da  Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Claudio Lira, em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rodrigo Vancini, e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marilia Andrade, discutiu sobre o impacto econômico ocasionado pelas licenças médicas no mercado de trabalho, gerando uma perda financeira média de US$ 5 bilhões. O texto publicado na edição desta sexta-feira (19/7) da revista Science alerta para a importância da prevenção no combate ao vetor da doença.

A perda econômica estimada, segundo os autores, reflete "perdas diretas na produção e nos serviços, mas também os custos com assistência médica". Ainda segundo o argumento do texto, as infecções por dengue se relacionam ao baixo status socioeconômico e, nesse sentido, 60% dos indivíduos em risco de infecção "pertencem aos 52% da população brasileira" economicamente ativa.