Flor de urucum (JoaoBOliver:Pixabay)

Livro relaciona saberes populares e científicos sobre a flora do Cerrado

Em 02/08/24 12:51. Atualizada em 07/08/24 15:35.

E-book gratuito tem professores do Instituto de Química e de Ciências Biológicas da UFG entre organizadores

Da Redação

Livro Flora cerrado

A flora do Cerrado inspira registros fotográficos de curiosos e passantes. Algumas de suas espécies, no entanto, também guardam propriedades desvendadas por saberes populares e científicos. Com o objetivo de promover o encontro e o diálogo entre os saberes, o livro "De uma prosa e uma planta, um remédio: saberes tradicionais no uso medicinal de plantas na Comunidade Coqueiros" apresenta 89 espécies a partir do uso popular realizado pela comunidade localizada no município de Catalão (GO) e também por meio da atividade biológica das plantas.

O e-book está disponível para amplo acesso e tem as docentes do Instituto de Química (IQ), Vanessa Pasqualotto e Lucilia Kato, e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Edson Ferreira Duarte, Renê Gonçalves da Silva Carneiro e Aristônio Magalhães Teles, da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os organizadores.

A vivência com parteiras, benzedores e mateiros da região forneceu uma rica experiência da utilização da flora pela comunidade, contam os autores do livro. "São saberes que podem ser perdidos ou esquecidos pelas gerações futuras, sendo, portanto, importante o registro". O livro relaciona os conhecimentos populares das espécies de plantas e suas indicações medicinais aos estudos científicos.

"Todas as espécies têm uma descrição morfológica, as indicações medicinais inferidas pelos moradores da comunidade Coqueiros, outras indicações etnobotânicas e levantamento científico da constituição química e da atividade biológica".

Conservação

As plantas mencionadas pelos populares da Comunidade Coqueiros foram coletadas, acondicionadas em estufa e adicionadas à coleção da professora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Maria Inês Cruzeiro Moreno, no Laboratório Integrado de Zoologia, Ecologia e Botânica. No livro, o material botânico indicado pela comunidade é identificado pelo nome popular atribuído à planta e também pela identificação formal da espécie, com o nome científico, e é apresentado em ordem alfabética.

Os autores acreditam que a obra contribui, inclusive, para a conservação das espécies do Cerrado. "Um dos principais desafios é demonstrar a importância que a biodiversidade desempenha no funcionamento dos ecossistemas. Assim, o resgate do conhecimento tradicional e os usos nas comunidades diminui a distância entre o homem e a natureza, suprindo a falta de conhecimento sobre a importância da flora".