Palestra vocabulário controlado

Vocabulário controlado é essencial na organização da informação

Em 04/09/24 15:04. Atualizada em 05/09/24 11:24.

Assunto foi abordado em palestra de professor uruguaio, que destacou a importância da padronização da linguagem

Palestra vocabulário controlado

Participantes de palestra sobre vocabulário controlado no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia da UFG (Foto: Carlos Siqueira)

Ricardo Lima

Em Biblioteconomia, o vocabulário controlado é um conjunto padronizado de termos ou descritores usados para representar conceitos de maneira consistente em sistemas de organização e recuperação de informação, como catálogos, bases de dados ou bibliotecas digitais.

Para falar sobre o assunto, o eixo de Organização e Tratamento da Informação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em colaboração com o Programa Escala Docente, promoveu a palestra "Vocabulários controlados na organização e representação da informação", na última segunda-feira (2/9).

O professor Mario Barité, da Universidad de la Republica Uruguay (Udelar), destacou a importância histórica e estrutural do vocabulário controlado na organização do conhecimento, explicando que ele surgiu para enfrentar desafios de ambiguidade e compreensão em diversas disciplinas.

"Nossa formação é controladora, temos diversas aproximações de controle", destacou o professor. Com raízes na década de 1930, o conceito continua sendo essencial para a sistematização e avanço do conhecimento.