Oficina maquiagem

Mostra promove oficina de maquiagem artística

Em 04/09/24 15:50. Atualizada em 04/09/24 15:53.

Performances e exibição de filmes também estão na programação da Mostra Artes da Cena Independentes

Oficina maquiagem

Giovanna Pereira e Nardisom Azevedo, instrutores de maquiagem e estudantes do curso de Direção de Arte (Foto: Carlos Siqueira)

Eduardo Bandeira

Começou na última terça-feira (3/9) e vai até a próxima sexta-feira (7/9) a Mostra Artes da Cena Independentes, promovida pela Escola de Música de Artes Cênicas (Emac), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e pela Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento, que tem um caráter poético e político, inclui performances, exibição de filmes e oficinas, todos organizados por estudantes da área de artes da Universidade.

No primeiro dia da mostra foi realizada a Oficina de Maquiagem Artística, promovida por Giovanna Pereira e Nardisom Azevedo, estudantes do sexto período do curso de Direção de Arte da UFG. O minicurso reuniu principalmente alunos do curso de teatro da UFG.

Leia também: Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação promove diversidade cultural

Oficina maquiagem

Oficina reuniu principalmente estudantes de Teatro da Universidade, que aprenderam técnicas de maquiagem artística (Foto: Eduardo Agusto)

Dinâmica

Na oficina, foi explicada a dinâmica entre a iluminação do teatro e a maquiagem, destacando a importância de a maquiagem manter seu impacto independentemente da distância entre o público e o artista.

Segundo os instrutores, "maquiagem é uma barreira física para alguns tipos de iluminação; é melhor ir maquiado do que sem maquiagem para o teatro". O primeiro passo da oficina foi ensinar a técnica para preencher pequenas manchas no rosto. Além disso, foi abordada a contraposição de cores para disfarçar manchas na pele e, posteriormente, explicou-se o uso da base.

"Estamos muito voltados a ajudar os artistas com base nas práticas que eles já possuem e a ver a perspectiva deles sobre o teatro em parceria com a direção de arte", comentou Giovanna.