Mostra promove oficina de maquiagem artística
Performances e exibição de filmes também estão na programação da Mostra Artes da Cena Independentes
Giovanna Pereira e Nardisom Azevedo, instrutores de maquiagem e estudantes do curso de Direção de Arte (Foto: Carlos Siqueira)
Eduardo Bandeira
Começou na última terça-feira (3/9) e vai até a próxima sexta-feira (7/9) a Mostra Artes da Cena Independentes, promovida pela Escola de Música de Artes Cênicas (Emac), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e pela Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O evento, que tem um caráter poético e político, inclui performances, exibição de filmes e oficinas, todos organizados por estudantes da área de artes da Universidade.
No primeiro dia da mostra foi realizada a Oficina de Maquiagem Artística, promovida por Giovanna Pereira e Nardisom Azevedo, estudantes do sexto período do curso de Direção de Arte da UFG. O minicurso reuniu principalmente alunos do curso de teatro da UFG.
Leia também: Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação promove diversidade cultural
Oficina reuniu principalmente estudantes de Teatro da Universidade, que aprenderam técnicas de maquiagem artística (Foto: Eduardo Agusto)
Dinâmica
Na oficina, foi explicada a dinâmica entre a iluminação do teatro e a maquiagem, destacando a importância de a maquiagem manter seu impacto independentemente da distância entre o público e o artista.
Segundo os instrutores, "maquiagem é uma barreira física para alguns tipos de iluminação; é melhor ir maquiado do que sem maquiagem para o teatro". O primeiro passo da oficina foi ensinar a técnica para preencher pequenas manchas no rosto. Além disso, foi abordada a contraposição de cores para disfarçar manchas na pele e, posteriormente, explicou-se o uso da base.
"Estamos muito voltados a ajudar os artistas com base nas práticas que eles já possuem e a ver a perspectiva deles sobre o teatro em parceria com a direção de arte", comentou Giovanna.
Leia também: Teatro Ludos promove arte com ensino, pesquisa e performance
Estudante de Teatro da UFG, Kaio Batista não tinha conhecimento prévio sobre maquiagem e considera habilidade importante (Foto: Carlos Siqueira)
Colaboração
Já Nardisom descreveu o momento como um ambiente de troca, destacando que os estudantes de Direção de Arte estudam o conjunto geral das artes e a especialização em maquiagem inclui conhecimentos específicos, como maquiagem social e básica, além das técnicas. Segundo ele, a colaboração entre os estudantes de Direção de Arte e os de Teatro é benéfica para ambas as partes.
O estudante de Teatro Kaio Batista revelou que a oficina foi muito útil, pois ele não tinha conhecimento prévio sobre maquiagem. Disse ainda que considera essa habilidade importante para a sua área, destacando que a direção de arte, a produção e a caracterização dos personagens no teatro sempre andam juntos.
Kaio também expressou seu interesse em começar a usar maquiagens em suas performances e mencionou que a principal dificuldade que enfrenta é entender a quantidade de produto a ser utilizado.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Arte e Cultura Emac FEFD Notícia 1