Ícone WhatsApp
Jornal redes

Jornal UFG amplia divulgação científica com perfis nas redes sociais

Em 16/10/24 16:56. Atualizada em 17/10/24 13:25.

Veículo também divulga diretrizes para a publicação de artigos e colunas da comunidade acadêmica

Jornal redes

Jornal UFG é a única publicação do estado de Goiás voltada exclusivamente para a divulgação científica (Foto: Luiz Felipe Fernandes)

Da Redação

A partir deste mês de outubro, o Jornal UFG, publicação da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom/UFG), amplia seu alcance ao ingressar nas redes sociais. O veículo conta agora com perfis no Instagram e no X (antigo Twitter), além de um canal de notícias no WhatsApp.

Com essa iniciativa, o Jornal UFG busca fortalecer seu papel como fonte de informação sobre ciência, tecnologia, educação e cultura, facilitando o acesso às suas reportagens e conteúdos exclusivos.

"Pretendemos aumentar a interação com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, dando ainda mais destaque à divulgação científica e ao papel da UFG na produção e socialização do conhecimento", afirma o editor-chefe do Jornal UFG, Luiz Felipe Fernandes.

Além disso, por meio das redes, o Jornal UFG conseguirá atrair um público jovem e diversificado, contribuindo para democratizar o acesso ao conhecimento científico, educativo e cultural.

O Jornal UFG foi criado em 2006 como um veículo impresso de circulação mensal. Em 2018, passou a ser publicado somente na internet. No fim daquele ano foi lançado o novo site do Jornal UFG, com atualização diária dividida em editorias que abrangem as grandes áreas do conhecimento.

Atualmente, o Jornal UFG é a única publicação do estado de Goiás voltada exclusivamente para a divulgação científica – pioneirismo que agora chega às redes sociais. Em 2023, o site do jornal foi visitado por 194 mil usuários e suas matérias foram visualizadas 263 mil vezes.

Capas Jornal UFG

Capas da versão impressa do Jornal UFG: veículo acompanha e registra a história da UFG (Imagem: Reprodução)

Novas dinâmicas

Para a jornalista da Secom, Kharen Stecca, que pesquisa o Jornal UFG no mestrado em Comunicação, a entrada nas redes sociais é uma resposta à dinâmica comunicacional contemporânea. "Os dados preliminares do questionário respondido por leitores do Jornal UFG mostram o interesse pelo consumo de notícias on-line", relata.

A também jornalista da Secom, Carolina Melo, acrescenta que as redes sociais integram uma importante estratégia para alcançar diferentes públicos e fomentar a interação. "As redes sociais permitem que as informações circulem de maneira mais rápida e ampliam o potencial de engajamento com leitores de fora do ambiente acadêmico, o que é fundamental para a comunicação pública da ciência", comenta Carolina, que está no doutorado em Comunicação estudando o jornalismo universitário.

Diretrizes para a publicação de artigos e colunas

Outra novidade são as diretrizes para a publicação de artigos de opinião e colunas, recentemente divulgadas pelo Jornal UFG. As diretrizes estabelecem os critérios necessários para a submissão de textos e colaborações. O objetivo é garantir a qualidade e a coerência das publicações, além de alinhar os conteúdos aos princípios da comunicação pública e da imagem institucional.

De acordo com as diretrizes, os artigos e colunas devem trazer discussões pertinentes ao ambiente acadêmico, com ênfase em temas de interesse social e científico. A prioridade é dada a conteúdos que promovam a reflexão crítica, oferecendo aos leitores uma análise embasada.

Categorias: comunicação pública Institucional Secom Destaque Notícia 1